De acordo com o Centro Estadual de Vigilância em Saúde do Estado, o Rio Grande do Sul já registra nove óbitos por doença meningocócica em 2015. As últimas três mortes confirmadas ocorreram em Cachoeirinha e Dom Feliciano. Até agora, já são 39 casos confirmados da doença bacteriana no Estado. Há também o caso de uma morte por meningite viral registrado em janeiro em Canoas. As informações são da Rádio Gaúcha.
Em entrevista ao Gaúcha Atualidade, a diretora do Centro Estadual de Vigilância em Saúde, Marilina Bercini, destaca que houve aumento de casos em 2015. Mas, apesar do surto registrado em Cachoeirinha, não significa que o mesmo irá acontecer em todo o Estado.
Meningite: 14 escolas de Cachoeirinha e uma de Alvorada estão com as aulas suspensas nesta sexta
Não há surto de meningite em Alvorada, diz prefeitura
Em todo ano passado, foram registrados 61 casos de meningite bacteriana no Estado, com 10 mortes, e 347 de meningites virais, com quatro mortes.
Em Porto Alegre, a Secretaria Municipal de Saúde de Porto Alegre reforçou que está oferecendo a vacina Meningocócica C para crianças de até dois anos, mesmo não tendo o surto da doença. As doses estão no calendário vacinal e são aplicadas aos três e aos cinco meses de vida dos bebês, com reforço a partir de um ano e três meses até os dois anos de idade.
Quarto caso de meningite é registrado em Cachoeirinha
Escolas de Cachoeirinha suspendem aulas como prevenção à meningite
A vacina está disponível na rede pública desde 2010. Os pais devem se dirigir às Unidades de Saúde, que funcionam das 8h às 17h. Nas unidades com Saúde da Família o horário é das 8h às 12h e das 13h às 17h, de segunda a sexta-feira.
Porto Alegre registrou 11 casos de meningite meningocócica em 2015, a maior parte do Meningococo C. A secretaria informa que não se observa, no momento, aumento de casos por outros agentes como Meningococo B, W ou Y. A rede privada está oferecendo duas vacinas: a vacina quadrivalente, que protege contra os tipos A, C, W, Y, e a vacina contra o meningo B.
Cachoeirinha decreta emergência em razão de surto de meningite
Rio Grande: dois casos de meningite bacteriana são registrados em duas semanas
A meningite é a inflamação das membranas que revestem o cérebro e a medula espinhal. Pode ser causada vírus, bactérias, fungos e protozoários. A transmissão ocorre pelo contato direto de pessoa a pessoa, por meio de secreções respiratórias.
Os sintomas da doença são febre, dor de cabeça severa, náuseas, vômitos, confusão mental, convulsões, rigidez de nuca e aparecimento de manchas vermelhas no corpo. Crianças muito pequenas podem apresentar prostração ou irritabilidade. Em crianças menores de um ano, os sintomas são menos evidentes: febre, recusa alimentar, irritabilidade ou sonolência e prostração e, em alguns casos, abaulamento da moleira.
Cachoeirinha confirma "surto comunitário" de meningite e anuncia vacinação
Leia as últimas notícias do dia
Os sintomas das meningites virais e bacterianas são os mesmos. Diferente das virais, a meningite bacteriana, pode ser fatal. As pessoas com sintomas de meningite devem procurar, imediatamente, atendimento médico.
*Colaborou Marcus Bruno, Rádio Gaúcha