De acordo com um alto funcionário do governo grego, o primeiro-ministro da Grécia, Alexis Tsipras, conversou por telefone com a chanceler da Alemanha, Angela Merkel, e deve apresentar novas propostas à Comissão Europeia na terça-feira. O diálogo ocorreu em meio à tentativa de Atenas de se reaproximar dos credores internacionais para tentar um novo acordo de resgate.
A agenda das próximas 48 horas sobre o futuro da Grécia
Ministro das Finanças grego renuncia ao cargo
- Os dois líderes concordaram que o primeiro-ministro grego vai apresentar as propostas do governo amanhã, durante a cúpula da zona do euro - afirmou o funcionário.
Na manhã desta segunda-feira, o presidente grego, Prokopis Pavlopoulos, falou por telefone com o presidente francês, François Hollande, enquanto o presidente da Rússia, Vladimir Putin, ligou para Tsipras para expressar "apoio" à população grega.
Líderes do governo e dos partidos de oposição estão reunidos desde o início do dia na residência oficial do presidente grego para discutir a crise do país. No encontro, Tsipras pediu aos líderes da oposição para ajudá-lo a trabalhar em uma solução viável para o impasse.
De acordo com dois funcionários familiarizados com o assunto, os líderes do partido estavam tentando chegar a acordo sobre um projeto que o governo grego vai apresentar aos credores internacionais na cúpula de amanhã.