Parecia um dia de semana. Gente circulando pelo Calçadão com sacolas, olhando vitrines e visitando lojas. O primeiro domingo do projeto Soma, idealizado pela Câmara dos Dirigentes Lojistas de Santa Maria (CDL) e Sindicato dos Lojistas do Comércio de Santa Maria (Sindilojas) para estimular as vendas e movimentar a área central, foi considerado um sucesso.
_ Ficamos satisfeitos porque a comunidade respondeu ao nosso chamado. O Centro foi bastante procurado pelas pessoas _ comemora o presidente da CDL, Ewerton Falk.
As apresentações das bandas da Brigada Militar e do Exército, capoeira e exposição de veículos antigos foram bons chamarizes de público no início da tarde. Mas o movimento mesmo começou a crescer depois das 15h30min, aproveitando o sol e a temperatura amena. Quem aproveitou o domingo do projeto foi a contadora Caroline Soares, 27 anos. Para ela, o projeto representa a chance de ir às compras no único dia de folga.
_ É bom ter essa opção, principalmente porque eles estão colocando atividades no domingo, como a banda da Brigada. Tudo é valido, e eu espero que dê o retorno esperado _ diz.
E não foram só os santa-marienses que aproveitaram o domingo de atrações do comércio. O funcionário público Narceu Scremin, 36, mora em Porto Alegre e veio passar o final de semana em Santa Maria. Para ele, a abertura das lojas aos domingos é uma iniciativa válida para movimentar o comércio e dar opções para os consumidores:
_ Sempre estranhei o fato de chegar aqui no fim de semana e encontrar pouco movimento. Tu não tens onde fazer uma compra, fazer um passeio. É importante dar ao consumidor a opção justamente em um dia que as pessoas têm a disponibilidade de sair.
O presidente da CDL acrescenta que o próximo passo é trabalhar nas ações para dar mais retorno às lojas que aderiram ao Soma.
_ Os lojistas estão felizes, parecia dia de semana. Pela resposta da comunidade, o caminho é esse _ reforça.
Otimismo
Apesar da possibilidade de chuva e da dúvida quanto ao sucesso do projeto, o balanço final do dia foi positivo entre os lojistas. Sandriéle de Abreu, gerente da loja Sibrama, garante que valeu a pena ter aberto as portas neste domingo. E afirma que a loja seguirá abrindo nos próximos:
_ As vendas foram parecidas com as dos dias de semana. A gente pretende abrir nas próximas vezes para começar a valer a pena. Sabemos que no início é um pouco difícil, mas com o tempo as pessoas criam o costume de ir às compras no domingo _ declara.