Para compensar a redução na receita e encerrar o ano dentro do previsto na Lei de Responsabilidade Fiscal, a prefeitura de Nova Veneza, no Sul do Estado, anunciou medidas de contenção de gastos nesta quinta-feira. Além de redução de 20% nos salários do prefeito, do vice, de secretários e cargos de primeiro escalão, também estão previstas demissões e adoção de turno único a partir de agosto.
- O turno único acarreta em uma economia com combustível, água, energia, telefone e manutenção de equipamentos - explicou o secretário de Finanças, Roberto Caetano.
O prefeito Evandro Gava decidiu reduzir os salários, em projeto que ainda precisa passar pela aprovação da Câmara de Vereadores, para poupar programas, medicamentos e ações importantes para a população. Além da redução, em conversa com o secretariado foi acordado gastar o estritamente necessário e reduzir despesas.
- Mais do que nunca, precisamos nos readequar e fazer mais com menos, pois é um momento delicado onde mudanças precisam ser feitas com responsabilidade. Esse corte vai auxiliar na redução de custos - disse Gava.
Toda a região da Associação dos Municípios da Região Carbonífera (Amrec) estuda medidas para conter os gastos após a redução no Fundo de Participação dos Municípios (FPM). De acordo com um levantamento da Federação Catarinense dos Municípios (Fecam), houve redução de 2,3% no repasse às administrações municipais do Estado entre abril de 2014 e o mesmo mês deste ano.
Cortes no Sul do Estado
Além de Nova Veneza, outros municípios do Sul do Estado adotaram medidas para reduzir gastos.
Criciúma, por exemplo, projeta diminuir folhas de pagamento e custos administrativos. Em junho, Laguna exonerou 188 funcionários. O município reduziu o número de secretarias de 16 para 10, com cortes de funcionários em comissão de secretarias, fundações e assessorias.
Içara fez mudanças no horário de atendimento para cortar custos e pode fazer demissões e Cocal do Sul fez uma redução de 50% dos valores pagos para as diárias de viagens do prefeito, vice, secretários e servidores do segundo escalão.
Sul do Estado
Prefeito de Nova Veneza anuncia cortes em seu próprio salário em plano de contenção de gastos
Turno único, redução de salários e exonerações estão entre as medidas
GZH faz parte do The Trust Project