Oito em cada dez brasileiros de 16 anos ou mais temem morrer assassinados, segundo pesquisa Datafolha realizada em 84 municípios com 100 mil habitantes ou mais.
Dos entrevistados, metade acredita ser uma possibilidade real ser assassinado em um futuro próximo (até 12 meses) e, ao longo da vida, 20% dos entrevistados dizem que já foram ameaçados de morte.
O levantamento foi apresentado nesta sexta-feira, 31 de julho, no encerramento do 9º Encontro Anual do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, realizado no Rio de Janeiro.
A Polícia Militar é vista por 76% dos entrevistados como a principal responsável pela segurança pública no país. Na sequência, 71% entendem que essa é uma atribuição principalmente do governo federal.
Independentemente da instituição de segurança, ou da esfera governamental, a população entende, de forma majoritária (acima de 50% das citações), que essa é uma atribuição do Estado.
Quase todos os brasileiros (91%) têm medo de ser vítima de violência por parte de criminosos, confirmando a forte sensação de insegurança. Como agravante, 62% também têm medo de ser vítima de violência por parte da polícia militar e 53% de policiais civis. Ainda rejeitando a violência, 67% discordam da afirmação de que "as polícias deveriam ser mais agressivas em suas abordagens a suspeitos".
Curta nossa página no Facebook