No sexto dia consecutivo de mau tempo no Estado, o nível dos rios é uma preocupação para a Defesa Civil. Mesmo que a chuva tenha se afastado da fronteira oeste, os municípios estão em alerta com a possível cheia do Rio Uruguai.
Em Uruguaiana, o rio está em 7,23m, mas continua subindo. O esperado é que o ápice ocorra entre domingo e segunda-feira. Algumas famílias começaram a ser retiradas de áreas de risco preventivamente.
Rios acima do nível normal mantêm Defesa Civil em alerta para novas enchentes
Ministro anuncia apoio financeiro a municípios atingidos pela chuva
Na tarde desta sexta, a chuva atinge principalmente a região do Vale do Sinos. Em Novo Hamburgo, o nível do rio subiu um pouco em relação à noite, e está em 7,16m. Em Campo Bom, por outro lado, o nível baixou para 7,65m. Em São Leopoldo, o Rio dos Sinos está em 5,5m.
Em São Sebastião do Caí, o rio Caí vem baixando, e está em 10,3m. Algumas famílias já estão voltando para casa. Em Montenegro, o rio também vem baixando, e está em 5,22m.
Em Gravataí, o nível do rio está em 5m, quando o normal é de 2,68m. A Defesa Civil do município diz que esse é o ponto limite para o rio começar a transbordar. Na zona leste da cidade, os moradores que tiveram que ser retirados de casa por causa da enchente já retornaram às suas residências. Agora, a preocupação é com a zona sul, primeiro ponto a alagar se a chuva persistir.
Haitianos estão entre os desalojados em São Sebastião do Caí
Das 44 cidades afetadas pela chuva, cinco decretaram emergência
Até esta sexta-feira, nove municípios encaminharam pedido de emergência à Defesa Civil: Rolante, Riozinho, Barra do Guarita, Esteio, Cachoeirinha, Esperança do Sul, São Jerônimo, Iraí e São Sebastião do Caí.
*Zero Hora