Caracterizada por ser um evento de aprendizado e de ensino, a 22ª Feira Internacional de Cooperativismo (Feicoop) e a 11ª Feira Latino Americana de Economia Solidária reforçam, neste ano, o cardápio de oficinas, seminários e atividades de formação. As duas feiras serão realizadas entre sexta-feira e domingo, no Centro de Referência de Economia Solidária Dom Ivo Lorscheiter, em Santa Maria.
Concomitantemente, o espaço sedia mostra de biodiversidade, feira de agricultura familiar, o acampamento do Levante Popular da Juventude e a caminhada internacional pela paz e justiça social.
Entre as novidades desta Feicoop, estão o uso da moeda social, que utilizará o celular como ferramenta para a compra de produtos, colaboração de um grupo do Ceará, e a entrega do Troféu Sandra Magalhães. O prêmio é concedido pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) a 48 iniciativas que se destacaram com boas práticas em economia solidária.
Entre eles, o projeto Esperança/Cooesperança, de Santa Maria.Para fisgar o público, a feira apresenta em espaço ampliado itens de artesanato, agroindústria e hortigranjeiros, dentre outros, produzidos por representantes de todos os estados e do Distrito Federal, incluindo indígenas e quilombolas, e de diversos países latino-americanos.
Entre todos, uma veia em comum: conquistar a dignidade pelo trabalho e proporcionar a inclusão social de centenas de famílias.
Para visitar
- O que: 22ª Feira Internacional do Cooperativismo e 11ª Feira Latino Americana de Economia Solidária
- Quando: Sexta-feira e sábado, das 8h às 20h, e domingo, das 8h às 18h
- Onde: Centro de Referência em Economia Solidária Dom Ivo Lorscheiter, na Rua Heitor Campos, s/n (fundos da Basílica da Medianeira)
- Quanto: De graça
- Atrações: Exposição de agroindústria (carnes e produtos orgânicos e ecológicos), hortigranjeiros, artesanato, além de cursos e oficinas de formação. Paralelamente, ocorrem a 15ª Mostra da Biodiversidade e Feira de Agricultura Familiar, o 11º Seminário Latino Americano de Economia Solidária, a 11ª Caminhada Internacional e Ecumênica pela Paz e Justiça Social (na sexta, às 14h, com saída do Santuário Basílica), e o 11º Acampamento do Levante Popular da Juventude