A Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) e o Sindicato dos Lojistas (Sindilojas) divulgaram nesta terça-feira os detalhes das atrações musicais que estarão no Centro, neste domingo, o primeiro de abertura do comércio pelo projeto Soma. A expectativa é que mais de 60 lojas de ruas como Rio Branco, Acampamento, Venâncio Aires, Bozano, Floriano Peixoto e do Calçadão vão abrir das 13h às 18h.
Durante esse horário, haverá músicos tocando violão e cantando no Paradão da Rio Branco e em frente à Multisom da Acampamento. Perto da Grazziotin, na Acampamento, haverá um músico tocando piano, enquanto em frente aos Correios, na Venâncio, será feita também uma performance musical, ainda a ser definida. Já às 15h e às 16h, vão se apresentar no Calçadão, perto da Floriano, as bandas da Brigada Militar e do Exército. E nas ruas Ângelo Uglione e Roque Callage, haverá exposição de carros antigos.
O objetivo das entidades é fazer com que as famílias aproveitem para passear no Centro, para se divertir e também fazer compras. A ideia é atrair os santa-marienses e consumidores de toda a região.
- Queremos que o Centro seja ocupado pelas pessoas, pois ele fica vazio. A ideia é uma transformação cultural. A maior resistência é de parte dos empreendedores. No início, fizemos uma pesquisa e, de cem lojistas, só 25 queriam abrir. Depois, quando ficaram sabendo do projeto Soma, 65% entenderam e querem abrir, pois é uma boa ideia a médio e longo prazo - diz o presidente da CDL, Everton Falk.
Além dos lojistas do Centro, pelo menos quatro concessionárias de automóveis vão abrir domingo.
A intenção é medir os resultados do primeiro domingo e, depois, fazer melhorias. A CDL e o Sindilojas já têm o apoio de entidades como AHTurr, Sesc, Fecomércio, Senac, Sesi, Brigada Militar e prefeitura, além dos shoppings da cidade.
A abertura do comércio começará com um domingo por mês. Para as próximas edições, devem ocorrer apresentações circenses e mais atrações.