O apresentador José Luiz Datena, que atualmente comanda o programa Brasil Urgente, na Band, será candidato a prefeito da cidade de São Paulo nas eleições de 2016. A filiação ao Partido Progressista (PP) ocorreu na noite de terça-feira.
A notícia foi divulgada pelo deputado federal Antonio de Olim, conhecido como Delegado Olim. O parlamentar será o vice da chapa, que não deverá ter adversários dentro do partido.
Apesar do anúncio, Datena só será oficialmente candidato no ano que vem, quando acontecem as convenções da sigla. Agora, o comunicador é considerado pré-candidato. O jornalista confirmou a informação nas redes sociais.
De acordo com a coluna de Flávio Ricco, do Uol, o apresentador decidiu pelo PP após conversas com PSB e PSDB. Na terça-feira, uma reunião com o deputado Guilherme Mussi, genro de Silvio Santos, definiu o lançamento da candidatura.
Em 2011, José Luiz Datena foi sondado por partidos políticos para se candidatar à Prefeitura de São Paulo, mas as propostas não foram confirmadas pelo jornalista na ocasião.
Em 2012, durante entrevista ao colunista Maurício Stycer, o apresentador admitiu que considerava injusto o uso da imagem de comunicador para a conquista de votos na política. No mesmo episódio, Datena afirmou que seria "uma porcaria como administrador", um "péssimo político" e que "não teria capacidade nenhuma de ser um bom político".
Foto: Reprodução
* Diário Gaúcho