O Diário conversou com 16 estudantes nesta terça-feira, durante o vestibular de inverno do Centro Universitário Franciscano (Unifra), e apenas um não vai tentar financiamento. Os outros 15 avaliaram que o recurso é uma forma de arcar com as mensalidades.
Mais de 3 mil candidatos realizam o vestibular de inverno da Unifra
- Tem que tentar o financiamento, porque, se não, fica muito difícil de pagar. São valores altos, por isso, o recurso ajuda - afirma Franciele Weber, 18 anos, candidata de Odontologia.
Confira o gabarito da prova da Unifra
A instituição oferece diversas oportunidades para quem precisa de desconto na mensalidade. Os custos mensais podem chegar a quase R$ 5 mil, se o curso escolhido for Medicina, e R$1,5mil, se for Odontologia.
Quase 50 candidatos disputam uma vaga em Medicina no vestibular de inverno da Unifra
Entre as oportunidades, estão o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) e o Programa Universidade para Todos (Prouni), que são públicos. As regras desses financiamentos são definidas em editais públicos disponibilizados pelo governo e ainda não há prazo para concorrer às oportunidades na Unifra.
A instituição conta, ainda, com um financiamento próprio, que é o Fundaplub. Esse crédito estudantil particular oferecido aos alunos pode ser consultado e solicitado no dia da matrícula. Além disso, a partir do segundo semestre do curso, os alunos que comprovarem carência podem concorrer a bolsas de assistência educacional, que auxiliam no abatimento das mensalidades.
Os estudantes podem escolher o número de disciplinas que pretendem cursar, o que varia o valor da mensalidade. Mesmo fazendo um número reduzido de cadeiras, é possível buscar os financiamentos.
Nesta quarta, deve ser definida a data de divulgação do listão dos aprovados no vestibular, junto com os dias e horários do período de matrículas.