Foi publicado no Diário Oficial de Cachoeirinha desta quinta-feira o decreto de situação de emergência em virtude de "surto comunitário" de meningite meningocócica tipo C. O decreto tem validade de 30 dias e pode ser prorrogado por mais 30.
No primeiro artigo do texto, assinado pelo prefeito Vicente Pires, consta que "estarão previamente autorizadas a realização de despesas relacionadas com a vacinação", o que inclui horas extras de servidores. O decreto também recomenda que aos moradores a adoção de medidas de "profilaxia e prevenção da disseminação do vírus", principalmente higiene das mãos e ventilação de ambientes.
Cachoeirinha confirma "surto comunitário" de meningite e anuncia vacinação
Cachoeirinha registra segunda morte por meningite e escola é fechada
O município deve receber 6 mil doses de vacinas, que serão destinadas a moradores de 12 meses de idade a 20 anos. A imunização ocorrerá em quatro pontos de atendimento.
Aulas suspensas
Assim como as escolas municipais de ensino fundamental, a rede estadual de Cachoeirinha suspendeu as aulas a partir desta quinta-feira. Já nas escolas de educação infantil do município - 12 públicas e cinco conveniadas -, a orientação é para que os pais de alunos com a carteira de vacinação em dia decidam pelo envio dos filhos às aulas (escolas infantis e creches estarão abertas).
*Diário Gaúcho