Em Brasília desde terça-feira, o prefeito Cezar Schirmer (PMDB) percorre os ministérios e os altos escalões do Planalto. Entre a extensa agenda que acaba nesta quinta-feira, Schirmer destaca a promessa de continuidade da obra da Travessia Urbana, que prevê a duplicação de 14,5 quilômetros nas BRs 158 e 287, entre o Trevo do Castelinho e o Arroio Taquari, próximo à Ulbra. Essa foi a garantia obtida junto a duas figuras importantes do governo Dilma Rousseff (PT) e do PMDB, o vice-presidente Michel Temer e o ministro da Aviação Civil, Eliseu Padilha.
- Os dois me prometeram que a obra não para, mas vai ser mais lenta. Isso é uma ótima notícia, pois se uma obra para, é um parto para recomeçar - diz Schirmer.
No começo de junho, a mesma garantia havia sido dada pelo deputado federal Paulo Pimenta (PT). O parlamentar santa-mariense disse que já conversou pessoalmente duas vezes com o ministro dos Transportes, Antônio Carlos Rodrigues, e que ele garantiu a continuidade da obra, mesmo com os cortes de 36% no orçamento da pasta.
- É uma questão política, e não técnica. Não trabalho com a hipótese de que essa obra pare. Se, por ventura, algum técnico de escalões inferiores entender por bem fazer algo para que essa obra paralise, quem paralisará a estrada serei eu. Eu mesmo vou trancar a estrada e vou transformar isso num problema político - afirmou Pimenta, na época.
A obra de duplicação das BRs começou em dezembro passado. No lote 1, entre os trevos do Castelinho e da Uglione, as obras do consórcio Continental-Sogel-Ecoplan andaram mais rapidamente que o previsto até abril, mas agora estão em ritmo lento devido aos atrasos de pagamento do Dnit. Já no lote 2, da Uglione ao Arroio Taquara, perto da Ulbra, o consórcio Sultepa-Magna-Etel parou a obra em 30 de abril.