Mais de 30 animais marinhos estão recebendo cuidados no Centro de Recuperação de Animais Marinhos (Cram), da Universidade Federal do Rio Grande (Furg), na Região Sul do Estado. Biólogos e oceanólogos acreditam que os 27 albatrozes, seis tartarugas e cinco pinguins foram atingidos por uma forte tempestade em alto-mar.
Os animais marinhos apareceram entre Mostardas e a Praia do Mar Grosso, em São José do norte. Com sinais de cansaço e fraqueza, eles foram resgatados pela equipe técnica do Parque Nacional da Lagoa do Peixe, na sexta-feira e no sábado.
No Cram, cerca de 10 profissionais cuidam dos animais debilitados. Para atender a demanda, biólogos, oceanólogos e voluntários organizaram uma escala. Ainda nesta segunda-feira, todos serão submetidos a um exame de sangue. A recuperação, no caso dos albatrozes, leva, em média, duas semanas.
- A recuperação deve ser rápida, até porque esses animais não conseguem ficar muito tempo em cativeiro. Pela nossa experiência em outros casos, a grande maioria deve ser liberada em duas semanas - disse a oceanógrafa, Andréa Adornes.
*Rádio Gaúcha