Em uma das manhãs mais frias deste outono, em que os termômetros marcavam 4ºC graus em Santa Maria, apenas em alguns pontos da região era possível ver geada nesta terça-feira. A fina camada de gelo se formou em locais mais baixos ou próximos à água, como no interior de São Martinho da Serra, na localidade de Campinas.
Mesmo antes do sol nascer, agricultores locais já trabalhavam no serviço do campo usando toucas e luvas na tentativa de se esquivar das baixas temperaturas. No entorno, aves repousavam em árvores ou nas cercas, parecendo resistir em tocar o chão gelado.
Em Santa Maria, a mínima registrada pelo setor de meteorologia da Base Aérea, foi de 2,9ºC, às 4h30min. A menor temperatura verificada no Rio Grande do Sul, nesta madrugada, foi de -2°C em Vacaria.
A previsão para todo o Estado é de que a terça-feira seja ensolarada, com máximas chegando na casa dos 16°C. Na quarta, o dia deve amanhecer menos gelado, e a instabilidade retorna, trazendo chuva à boa parte das regiões do Estado.