O Minecraft é um dos jogos de videogame mais bem sucedidos do mundo, com mais de 100 milhões de usuários registrados. E o YouTube é o maior site de vídeos do mundo, com mais de um bilhão de visitantes ao mês. E, quando combinados, os dois são uma parte fundamental da dieta de entretenimento de um adolescente de hoje.
Minecraft: uma geração de jogadores e uma subcultura que vale bilhões
Conheça cinco canais brasileiros que fazem sucesso com vídeos sobre Minecraft
Vídeos no YouTube sobre o Minecraft são sucessos avassaladores, embora o gráfico do jogo não pareça a coisa mais empolgante do mundo. Milhões de pessoas assistem a jogadores que narram enquanto voam, escalam e escavam o mundo virtual do Minecraft, que é o equivalente a um mundo digital feito de peças de Lego. Os narradores - em geral homens de 20 e poucos anos com personalidades efervescentes - atuam como guias turísticos enquanto constroem arranha-céus, navios e outras estruturas, ou se enfrentam em batalhas de sobrevivência.
Gustavo Brigatti: a sinuca de bico dos blockbusters
Gustavo Brigatti: "Ether One" é viagem aos confins da memória
Leia mais sobre games
Os narradores mais populares conquistam o público por meio de programas parecidos com talk-shows, nos quais conversam com outros usuários. Ainda assim, a popularidade desse gênero é bastante impressionante. Afinal, as crianças jogam Minecraft - pra que assistir outras pessoas fazendo o mesmo?
- É superbizarro. Eu mesmo não compreendo esse fenômeno - afirmou Mitchell Hughes, de 21 anos, um dos principais YouTubers do Minecraft que, assim como seus colegas do mundo do streaming, é muito mais conhecido por seu apelido virtual, BajanCanadian.
Desde o início do Minecraft, a empresa por trás do jogo encoraja as pessoas a compartilharem vídeos no YouTube e em outras mídias sociais, acreditando que essa seja uma forma poderosa de marketing de base. No princípio, muitos dos clipes eram tutoriais para quem estivesse interessado em começar no jogo. Com o tempo, eles se converteram em um gênero próprio de entretenimento - um remix de cartoons, paródias da cultura pop e pegadinhas.
Os vídeos não são a melhor coisa do mundo, mas também não tentam fazer nada de muito ambicioso. Assim como no caso de muitos reality shows, boa parte do apelo se concentra nas emoções dos narradores do Minecraft. Quando algum deles grita de medo, o expectador tem a impressão de que aquilo é real.
- Acho que a beleza do conteúdo está nos olhos de quem vê - afirmou Ryan Wyatt, diretor global de conteúdos de jogos no YouTube.
O YouTube, que pertence ao Google, afirmou que o Minecraft é o jogo mais popular de todos os tempos no site, à frente de Grand Theft Auto e Call of Duty, duas importantes franquias de videogames. No ano passado, Minecraft foi o segundo termo mais procurado no YouTube, atrás apenas de Frozen. A popularidade do jogo explica porque a Microsoft pagou 2,5 bilhões de dólares no ano passado para comprar a Mojang, a empresa sueca que criou o Minecraft em 2009.
Em vídeo, relembre a compra e como funciona o jogo:
- A coisa mais impressionante de utilizar esse software é que é possível produzir um vídeo novo todos os dias com alta qualidade. Se usássemos imagens reais isso também seria possível, mas ficaria bem mais difícil - afirmou Joseph Garrett, de 24 anos, um dos mestres do gênero Minecraft no YouTube, conhecido no site como Stampy.
Garrett tem mais de 5,7 milhões de assinantes em sua página de vídeos como Stampy, que já foram assistidos 3,5 bilhões de vezes, o que o coloca pouco a frente de Lady Gaga em termos de acessos totais. BajanCanadian tem 4,8 milhões de assinantes no YouTube e, desde que começou a postar vídeos em 2011, já foi assistido mais de 1,2 bilhão de vezes.
O YouTube se tornou uma carreira lucrativa em tempo integral para Hughes e Garrett, que recebem uma parcela da renda da propaganda exibida em seus vídeos. Nenhum deles quis dizer quanto dinheiro ganha - "Bilhões!", brincou Hughes -, mas ambos vivem muito bem com a receita dos vídeos.
Com base nos números disponíveis e no valor médio pago pelos anunciantes, Peter Warman, analista a firma de mercado Newzoo, estima que existem 10 YouTubers do Minecraft que ganham mais de um milhão de dólares ao ano.
Para se ter uma ideia melhor do que é preciso para ser bem sucedido como YouTuber do Minecraft - e, por consequência, entender melhor o que torna esse tipo de vídeo tão popular - pedi ajuda ao próprio YouTube, a Hughes e Garrett. Embora a alquimia por trás das sensações online seja tão complicada quanto no caso de qualquer outra celebridade, ambos compartilharam alguns dos segredos por trás de sua fama.
Ter personalidade; muita personalidade: Todos os maiores YouTubers do Minecraft são extrovertidos, ou ao menos agem como se fossem, na narração de seus vídeos. Stampy, a personagem de Garrett age como a versão britânica de Mister Rogers com a voz mais fina. Enquanto ele passeia pelo mapa do Minecraft que criou, um conjunto de prédios, túneis e paisagens que chama de "meu mundinho querido", Stampy parece estar sempre extremamente feliz.
- Essa é uma versão maior e mais feliz de mim mesmo - afirmou Garrett, que era garçom e hoje grava os programas em casa no sul da Inglaterra. (Para evitar os stalkers, ele não dá muitos detalhes sobre onde vive.)
Os vídeos do seu canal principal no YouTube não têm roteiro prévio e duram cerca de 20 minutos cada. Embora muitos YouTubers do Minecraft gostem de fazer piadas de mau gosto, Garrett, que é representado por um gato amarelo e branco no mundo virtual, prefere fazer vídeos alegres e sem palavrões:
- Eu nunca ficaria nervoso em um vídeo. Quando perco, digo que dá próxima vez vou me sair melhor. Tudo é positivo e feliz. É o ideal para mim. Viver em um mundo ideal onde nada dá errado.
Colaborar com os outros: Hughes acredita que uma das grandes razões para que seus vídeos como BajanCanadian sejam tão bem sucedidos é o fato de ele gravar a si mesmo jogando com amigos. A maior parte dos vídeos mostram Hughes e um grupo de amigos fazendo piadas à medida que jogam partidas de sobrevivência com outros jogadores online.
A química fraternal entre Hughes e seus amigos parece ser genuína e impede que os vídeos fiquem chatos. Jerome Aceti, o colega de quarto de Hughes em St. Petersburg, Flórida, é seu amigo de infância e também tem muitos seguidores no YouTube, onde atende pelo nome de JeromeASF. Ele aparece com frequência nos vídeos de BajanCanadian.
- É fundamental se cercar de influências positivas e amigos capazes de motivar e participar do conteúdo. Do contrário, você pode ficar solitário. Assim fica muito mais divertido - afirmou Hughes.
Algumas estrelas do Minecraft no YouTube, como Garrett, quase sempre se apresentam sozinhos. Mas até isso está mudando com o novo projeto paralelo de Stampy, chamado Wonder Quest, que Garrett está criando em parceria com o YouTube e com a Maker Studios, uma produtora de vídeos curtos online que pertence à Walt Disney. A série conta com roteiros fechados e uma equipe de outros YouTubers que dão voz a uma série de personagens.
Seja consistente: Wyatt do YouTube afirmou que qualquer aspirante a estrela do YouTube que deseja criar um público fiel precisa lançar vídeos a intervalos regulares. Os fãs sempre esperam episódios novos e ficam desapontados quando o vídeo não aparece.
- Com frequência, os apresentadores perdem o ânimo ou ficam meio displicentes com a programação. Não importa qual seja seu cronograma, sempre seja fiel a ele - afirmou Wyatt.
Hughes e Garrett postam novos vídeos ao menos uma vez ao dia, embora às vezes postem mais de um vídeo por dia. Garrett afirma que manter o ritmo é um desafio, mas vale a pena:
- Meus fãs adoram. A maioria dos criadores de conteúdo faz um vídeo novo a cada uma ou duas semanas. Eu preferi ser mais constante e isso deu muito certo para mim.