*Zero Hora
Homicídio é a causa de 46% dos óbitos de adolescentes de 16 e 17 anos no Brasil: são 10,3 adolescentes desta faixa etária mortos por dia. Os dados de 2013 foram apresentados no estudo Mapa da Violência: Adolescentes de 16 e 17 anos do Brasil, de autoria do sociólogo Julio Jacobo Waiselfisz, pesquisador da Faculdade Latino-Americana de Ciências Sociais (Flacso).
O material, que pretende analisar a evolução da violência letal com adolescentes desta faixa etária, foco da atual discussão sobre a maioridade penal, está sendo explorado na CPI do Assassinato de Jovens, no Senado.
Ainda de acordo com o estudo, em comparação com 85 países analisados, o Brasil ocupa o terceiro lugar em incidência de homicídios de adolescentes de 15 a 19 anos. Com o índice de 54,9 homicídios para cada 100 mil jovens nessa faixa etária, o país é superado apenas por México e El Salvador. Entretanto, o Rio Grande do Sul tem um dos dez índices mais baixos de homicídios entre 16 e 17 anos do Brasil: são 32,2 mortes a cada 100 mil habitantes. Na ponta da tabela está o Alagoas, com 147 mortes por 100 mil habitantes.
Fonte: Mapa da Violência: Adolescentes de 16 e 17 anos do Brasil
É apontado também o perfil das vítimas: 93% eram do sexo masculino e, proporcionalmente, morreram quase três vezes mais negros que brancos. Também existe uma elevada concentração de vítimas jovens com escolaridade mais baixa.