Carlos Evair Souza da Silva, conhecido como Nego Zu, fugiu da Penitenciária de Alta Segurança de Charqueadas (Pasc) por volta das 18h30min deste sábado. Condenado a 98 anos de prisão, Nêgo Zu cumpriu apenas três anos - a condenação vai até 2110 e o preso tem 27 anos.
Ele responde a crimes hediondos, como homicídio e latrocínio (assalto com morte), além de porte ilegal de arma e 10 condenações por assalto.
Carlos Evair Souza da Silva, o Nego Zu
Foto: Divulgação
Agentes da Brigada Militar (BM), da Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe) e da Polícia Civil fazem buscas na região. Segundo os policiais, a área é de mata e de difícil acesso, e fica pior à noite. A corregedoria da Susepe foi ao local para averiguar as circunstâncias da fuga.
Nego Zu estava preso na primeira galeria do pavilhão A da Pasc. O preso fugiu pulando o muro que dá acesso ao prédio de revista dos visitantes da Pasc, logo após o horário de visitas. Segundo a BM, mais de 50 pessoas fazem buscas na noite deste sábado e madrugada de domingo.
Problemas transformaram Pasc em prisão de média segurança
Teréu é o terceiro preso assassinado no mesmo local na Pasc
Na fuga, Nego Zu fez buraco em muro da Pasc
Foto: Brigada Militar/Divulgação
Fuga de Nego Zu é a quarta da história da Pasc
Está e a quarta fuga da história da penitenciária de Charqueadas. O primeiro detento a conseguir escapar da Pasc foi Papagaio, em 1999. Depois dele, Zoreia e Michel Bonotto fugiram. Todos foram recapturados menos de um ano após as fugas. Relembre as outras três fugas, com informações da Rádio Gaúcha:
Cláudio Adriano Ribeiro, o Papagaio, fugiu da penitenciária em 1999. Ele foi capturado no dia 6 de janeiro de 2000, no litoral catarinense.
Sandro Alexandre de Paula, de 26 anos, conhecido como Zoreia, fugiu da Pasc em 2011. Ele foi recapturado no mesmo ano, escondido na penitenciária agrícola de Charqueadas.
Michel Bonotto fugiu da PASC em 2012, após Richely Bonotto trocar de lugar com o irmão, e Michel sair pela porta da frente do presídio. Foi capturado na Bahia, alguns meses depois.