O número de pessoas desempregadas no Brasil chegou 8% - ou seja, 8,03 milhões de pessoas - no trimestre encerrado em abril deste ano, segundo dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Esse é o maior contingente de desocupados na história da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) Contínua, iniciada em janeiro de 2012.
Emprego com carteira cai 1,5% no trimestre até abril, diz IBGE
Leia as últimas notícias do dia
O recorde de desempregados anterior havia sido registrado no trimestre encerrado em março deste ano (7,93 milhões). A população desocupada no trimestre encerrado em abril é 14% maior do que a observada no mesmo período do ano passado.
O total da população ocupada chegou 92,18 milhões de pessoas no trimestre encerrado em abril, o que significa uma perda de 511 mil postos de trabalho em relação ao trimestre encerrado em janeiro deste ano. No entanto, se comparado ao trimestre encerrado em abril do ano passado, houve a geração de 629 mil postos de trabalho.
A Pnad Continua tem o objetivo de produzir informações contínuas sobre a inserção da população no mercado de trabalho. A inserção é estudada levando em consideração as características demográficas e de educação da população, e, também, os dados relacionados com o desenvolvimento socioeconômico do país.
Pnad
Desemprego fica em 8% no trimestre até abril, diz IBGE
Número de pessoas desempregadas no Brasil chegou a 8,03 milhões
GZH faz parte do The Trust Project
- Mais sobre: