O número de pacientes infectados com bactérias resistentes a várias tipos de antibióticos caiu de oito, na semana passada, para quatro nesta quarta-feira no Hospital Universitário de Santa Maria (Husm).
Segundo a integrante da Comissão de Controle de Infecção Hospitalar e a chefe da Unidade de Vigilância em Saúde do hospital, Iara Barbosa Ramos, ainda há três casos na UTI adulto, sendo um paciente com doença provocada pela bactéria multirresistente e dois que têm a bactéria, mas não apresentam infecção provocada por ela (os chamados colonizados). Ainda há um paciente colonizado internado no quinto andar.
Segundo Iara, dos oito pacientes que estavam com a bactéria multirresistente na semana passada, dois morreram, mas as mortes foram provocadas por outras doenças, não tendo relação com a bactéria.
- A bactéria está sob controle, pois não houve novos casos desde 3 de junho - diz Iara.
O Husm adota medidas de prevenção para evitar a contaminação de outras pessoas. Os pacientes com a bactéria ficam isolados e só podem receber uma visita por dia, com o visitante sendo obrigado e usar proteção especial. Além disso, as roupas de cama e do paciente passam por uma limpeza especial.
De acordo com Iara, pelos exames feitos no Husm, tudo leva a crer que os pacientes estão com a bactéria multirresistente KPC, mas ainda não chegaram os resultados dos exames que poderão comprovar isso.