Os bancos gregos permanecerão fechados até o dia 6 de julho, e os saques em dinheiro serão limitados a 60 euros por conta por dia, disse um alto funcionário do governo nesta segunda-feira.
Bolsa de Atenas permanecerá fechada até 6 de julho
Luiz Antônio Araujo: um plebiscito sobre a justiça
A Grécia ordenou que as instituições financeiras fiquem fechadas, e seu banco central impôs controles para prevenir a saída de recursos do país. Esses passos, após cinco anos de crise da dívida, colocam a Grécia mais perto do que nunca de uma potencial saída do euro e leva essa moeda única a rumos desconhecidos.
Assustados com a restrição aos saques e também com os rumores de escassez de combustível, os motoristas estão se amontoando em postos de gasolina de toda a Grécia, o que levou a maior refinaria do país a emitir um declaração tranquilizadora de que há reservas suficientes. A Refiner Hellenic Petroleum informou: "Mantemos reservas de combustível para várias meses. O fornecimento de nossas refinarias com petróleo bruto é também assegurada".
Quando gregos votarem, teremos propostas melhores dos credores, diz ministro
Credores internacionais da Grécia vão oferecer uma proposta melhor depois de os gregos votarem um "não estrondoso" no referendo do próximo domingo, disse o ministro Suplente da Reforma Administrativa, George Katrougkalos, nesta segunda-feira.
-É óbvio que os credores estão tentando pressionar para cancelar ou afetar o resultado do referendo", disse Katrougkalos, após uma reunião de gabinete.
Grécia aceita aumento de impostos e fim da aposentadoria antecipada
O primeiro-ministro Alexis Tsipras convocou um referendo para 5 de julho, para que os gregos decidam se aceitarão ou não um acordo de resgate oferecido pelos credores internacionais.