Quais as peculiaridades da ponte de Laguna?
São características comuns a grandes obras. Por exemplo, no asfalto utilizamos polímero, um material que melhora a durabilidade. Uma manta de concreto também foi colocada sobre as pistas e mão-francesa para evitar fissuras na pista. Assim como na maioria das obras de grande extensão, o interior da ponte é oco, para que a estrutura seja mais leve.
Como foi a projeção da ponte para suportar rajadas fortes de vento?
Foi feito um cálculo com base na velocidade do vento que ocorre na região. Ela foi construída para suportar ventos de 160km/h. A Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e um consultor do Rio de Janeiro realizaram um ensaio em túnel de vento, que seria a projeção equivalentes a essa velocidade em uma maquete idêntica a da ponte. Foi comprovada a resistência.
Qual o maior desafio para a engenharia na construção?
Durante a execução da fundação encontramos, além das rochas, uma camada com uma mistura de pedregulho, areia e conchas que ao furar para a colocar as estacas, desmoronava algumas partes. Tivemos que criar uma proteção de concreto provisório e aumentar o número de estacas para solucionar este problema.
Qual a durabilidade e a velocidade permitida para o trânsito em cima da ponte?
Ela terá uma durabilidade média de 50 anos e foi projetada para uma velocidade de 110km/h.
Por que ela é estaiada?
Para fazer o estaiado contratamos uma empresa francesa. Este modelo é muito usado em pontes grandes. O motivo é que dá um visual mais leve à estrutura. A grande dificuldade foi fazer a parte estaiada em curva, a primeira no Brasil. O desafio foi fazer as duas partes (norte e sul) se encontrarem ao centro.