Os vereadores estão reunidos desde às 14h no Plenarinho do Legislativo de Santa Maria para tratar do Plano de Mobilidade Urbana, projeto de autoria da prefeitura, que trata de mudanças significativas no trânsito da cidade.
O tema é alvo de uma ampla discussão na sede da Casa, uma vez que a liberação de R$ 180 milhões (recurso da União) para o chamado ônibus rápido, o BRT, está condicionada à aprovação do plano pelos parlamentares.
Plano de Mobilidade Urbana priorizará pedestres
Francisco Severo, presidente do Instituto do Instituto do Planejamento (Iplan), autarquia da prefeitura que trata do tema, fala, no momento, aos vereadores. A ida de Severo ao Legislativo se dá com o objetivo de esclarecer os vereadores sobre o plano e, inclusive, as implicações e o seu funcionamento.
Na Casa, há uma comissão especial que acompanha o tema e que é formada pelos vereadores Cezar Gehm (PMDB), Marcelo Bisogno (PDT) e Werner Rempel (PPL).
O presidente do Iplan, Francisco Severo, reiterou aos vereadores que o plano prioriza o pedestre, o ciclista e, principalmente, o transporte coletivo.
Dúvidas e reclamações
O vereador Luiz Carlos Fort (PT) disse que a prefeitura encaminhou o projeto, no final do ano passado, sem tempo hábil para que os vereadores pudessem se debruçar sobre o projeto:
- O plano chegou em 22 de dezembro do ano passado. Depois, tivemos o recesso parlamentar e, recentemente, nos inteiramos do seu teor. Claro que iremos aprovar até porque não queremos que a cidade perca esse recurso milionário.
O vereador e líder da oposição, Admar Pozzobom (PSDB), se mostra preocupado com a pressa na aprovação do plano. O tucano afirma que quer garantias de que o projeto, como está hoje, tenha margem de mudanças futuramente:
- A minha preocupação é que ao aprovarmos o plano, não tenhamos mais chance de termos margem para apontar mudanças no sistema viário e na mobilidade urbana.
A reunião dos vereadores com o presidente do Iplan segue no Plenarinho da Câmara. A partir das 15h, os parlamentares colocarão em votação, em sessão extraordinária, a matéria.