O sol que predominou nos últimos dias e a temperatura que deu cara de verão ao outono gaúcho darão lugar a nuvens carregadas e chuva - com chance de temporais - a partir deste sábado. A virada no tempo será provocada pela chegada de uma nova frente fria ao Rio Grande do Sul.
A chuva chega ainda entre a madrugada e a manhã na Fronteira Oeste e Missões e se espalha para outras regiões até a noite. De acordo com a Climatempo, apenas na Serra o tempo continua aberto o dia todo e não chove.
No domingo, a frente fria avança mais e o tempo fica fechado em todo o Estado. Na Fronteira Oeste, Campanha e Sul, o dia começa com chuva, mas conforme o sistema se afasta, a instabilidade enfraquece e, à tarde e à noite, deve apenas garoar. Já nas outras áreas, o tempo fica encoberto e com chuva ao longo do dia. A intensidade varia de moderada à forte intensidade, e deve ser acompanhada de raios e rajadas de vento. Há chance de granizo também.
Quanto à temperatura, a sensação ainda deve ser de calor no sábado, principalmente porque vento Norte sopra de forma moderada, antecedendo a chuva. No domingo, ela começa a despencar.
Em Porto Alegre, pela medição do Instituto Nacional de Meteorologia, a temperatura máxima na sexta-feira alcançou 29,3°C, a maior desde 11 de abril, quando chegou aos 31,1°C. Neste sábado, a previsão é de que as marcas oscilem entre 19ºC e 28ºC na Capital.
Até terça-feira, a mínima cai para 10ºC em Bagé, 13ºC em Passo Fundo e Santa Maria, e 15ºC em Porto Alegre.
Nos mapas abaixo, veja como o tempo se modifica nos próximos dias:
Imagens: Reprodução/Climatempo