A segunda edição do Pátio Rural trouxe, mais uma vez, o melhor da gastronomia e do artesanato de sete distritos de Santa Maria. O frio deu uma trégua e o sol apareceu no Hotel Fazenda Pampas, na antiga Casa dos Meninos na manhã deste sábado. Desta vez, a novidade ficou por conta do distrito sede, que trouxe para o cardápio uma polenta com molho de salame.
Nos destaques da gastronomia ainda estão pratos com matambre, do distrito de Pains; salgados de peixe do distrito de Boca do Monte; o cordeiro do distrito de Palma; a carne de porco com acompanhamentos do distrito de Arroio do Só e o café colonial feito pelo distrito de Santo Antão.
Além disso, peças de artesanato em couro, madeira, crochê e biscuit e atividades de entretenimento, como jogos e passeio de dindinho e charrete, completam a programação. O espaço também foi ampliado para melhor acomodar o público que participa do evento.
O secretário de Desenvolvimento Rural, Rodrigo Menna Barreto, contou que a primeira edição do evento foi um teste que deu certo e surpreendeu toda a organização:
- O retorno que os produtores tiveram foi muito bom, o que possibilitou que aumentássemos a estrutura e fez com que os produtores tivessem garantia de que podiam investir mais nos seus produtos para voltar ao Pátio Rural. Temos uma missão difícil e uma responsabilidade muito grande, pois precisamos nos superar em cada nova edição - comenta.
Cleber Lotti, 34 anos, levou toda a família para saborear os pratos dos distritos da cidade. O médico relata que os comentários sobre a edição anterior foram tão bons que ele convidou os pais, os sogros e o cunhado para que se juntassem a ele, a esposa e a filha no passeio diferenciado.
- Nós ficamos sabendo que tinha sido muito legal e viemos participar. A comida está ótima e o espaço é muito bom. Ainda não conhecíamos o lugar, mas gostamos bastante. Acredito que ainda venha mais gente, porque está muito legal - conta o médico.
O Pátio Rural é promovido pela prefeitura de Santa Maria, por meio das secretarias de Desenvolvimento Rural e de Turismo. O evento recebe um patrocínio de R$ 100 mil do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento para as seis edições.
A programação segue até domingo, com gastronomia, artesanato, entretenimento e atrações culturais, shows e apresentações artísticas. A feira, que tem entrada franca e começou em abril, também está marcada para os meses de junho, julho, agosto e setembro, no mesmo lugar.