A restrição de menores de idade aos finais de semana no Shopping San Pelegrino, em Caxias do Sul, não é consenso entre comerciantes e a população. A partir deste sábado, crianças e adolescentes não poderão circular no estabelecimento desacompanhados de pais ou responsáveis.
A gerente de uma loja de roupas femininas do shopping, Patrícia Cavalheiro Machado, é a favor da restrição. Segundo ela, os agrupamentos de adolescentes desencorajam as famílias a frequentar o estabelecimento. Para ela, portanto, essa é uma medida preventiva válida.
Já o gerente de uma loja de instrumentos musicais, Lucas Tomé, é contra. Para ele, isso afetará o acesso a jovens que viriam passear em casais ou com amigos. Ele destaca que o shopping já possui outras medidas de segurança.
Para Mateus Panegalli, 16 anos, que costuma frequentar o estabelecimento, a regra não é certa, porque os jovens sem relação com os bondes acabam sendo prejudicados por conta daqueles que podem causar confusão. Já para Jani De Toni, 40, mãe de um rapaz de 18 e outro de 14, a medida é correta. Para ela, os jovens, quando se reúnem em grandes grupos, têm tendência a provocar algazarra.
O Coordenador Municipal da Juventude, Vinícius Iraí Nascimento, questiona:
- Me parece configurar uma restrição ao direito de ir e vir. Vamos abordar este assunto na reunião mensal do Conselho Municipal da Juventude na segunda-feira (dia 18 de maio) - afirma.
A reunião está marcada para as 14h na sala das comissões da Câmara de Vereadores.
Polêmica
Restrição de adolescentes em shopping de Caxias do Sul não é consenso
Comerciantes e população citam efeitos positivos e negativos que a medida pode gerar
Diego Mandarino
Enviar emailGZH faz parte do The Trust Project