Três suspeitos de integrar uma quadrilha catarinense de ladrões de bancos foram presos em flagrante por volta das 7h30min de sexta-feira em Passo do Sobrado, no Vale do Rio Pardo. O grupo tentava furtar dinheiro de caixas eletrônicos da agência do Banrisul quando foi surpreendido por policiais militares (PMs).
Dois comparsas que faziam a segurança do trio fugiram em um Corsa prata após trocar tiros com PMs. Entre a quinta-feira e sexta-feira, ocorreram pelo menos seis ataques a banco - incluindo dois assaltos (veja abaixo). Dados da Polícia Civil até março apontam que arrombamentos de terminais bancários, tentados e consumados, cresceram 65,5% em 2015.
Ação com rapidez e técnica apurada
O trio preso em Passo do Sobrado é oriundo de Joinville (SC). Conforme a polícia, se aperfeiçoou em abrir caixas eletrônicos com maçarico usando uma técnica específica, e é suspeito de pelo menos 20 ataques de modo semelhante nos últimos dois meses - incluindo a mesma agência do Banrisul de Passo do Sobrado, no domingo passado.
- É uma quadrilha altamente especializada que está no Rio Grande do Sul com este desiderato. Agem sempre ao amanhecer, depois que os alarmes são desligados. Colocam lona na vidraça para ocultar o clarão do maçarico, abrem um corte cirúrgico no terminal e depois usam uma alavanca para estourar as gavetas com notas de R$ 100 e R$ 50. Aí, esticam a mão e pegam o dinheiro. Isso tudo em 10 minutos. Os três têm marca de queimadura nos braços, o que significa que estão agindo a muito tempo - afirmou o delegado Luciano Menezes, da Delegacia Especializada em Furtos, Roubos, Entorpecentes e Capturas, de Santa Cruz do Sul.
Fernando (E), Clóvis (C) e Rafael foram presos em flagrante (Fotos: Divulgação/Polícia Civil)
Os três portavam apenas carteiras de habilitação, emitidas em Santa Catarina, e foram identificados como Clóvis Scopel, 31 anos, Fernando Ribeiro, 25 anos, e Rafael Gonçalves Baptista, o Gadau, 34 anos, foragido de um albergue de regime semiaberto, em Joinville, e com antecedentes policiais no Paraná.
Ribeiro já teria sido preso por PMs após arrombamento do Banrisul de Vista Alegre, no norte do Estado, durante o feriadão de Páscoa. Baptista também já teria sido preso por PMs após furto em terminal da Caixa Econômica Federal. Os dois acabaram soltos logo depois porque furto é considerado delito de menor gravidade.
OUTRAS OCORRÊNCIAS
QUINTA-FEIRA
Porto Alegre - Quatro homens usando máscaras cirúrgicas assaltam a agência do banco Santander, na avenida Benjamin Constant. Eles tinham cópia da chave de uma porta de serviço. Fugiram com dinheiro e armas dos vigias.
Três Forquilhas - Cinco bandidos roubaram dinheiro dos caixas e do cofre do Banrisul da cidade no Litoral Norte.
São Leopoldo - Dois caixas eletrônicos do Bradesco foram explodidos na Gedore depois que três homens com fuzis renderam vigilantes da empresa. Os bandidos fugiram com dinheiro.
SEXTA-FEIRA
Santa Maria do Herval - Criminosos arrebentaram a porta da agência do Banrisul do município no Vale do Paranhana e arrombaram um terminal com maçarico. Levaram dinheiro e deixaram uma lona no local.
Cachoeirinha - Um maçarico foi usado para abrir um terminal na agência do Banco do Brasil, na área central da cidade da Região Metropolitana. Os ladrões fugiram com dinheiro. O furto foi percebido por populares ao amanhecer.