Uma cerimônia irá reinaugurar oficialmente o Mato Sartori, em Caxias do Sul, às 14h desta sexta-feira. A data marca cinco anos do espaço de educação ambiental. A revitalização começou no dia 10 de fevereiro e contemplou toda a área do parque. Um dos destaques do trabalho, segundo o secretário de Meio Ambiente, Adivandro Rech, é a reformulação dos equipamentos de trilhas.
- Eles eram construídos de madeira e, por ser um ambiente bastante úmido, não tinham vida útil grande. Com o novo material, feito com resíduos e cerca de nove toneladas de material reciclado, espera-se que durem até 100 anos - garante Rech.
Destaque também para reparos nas pontes, incluindo a ponte pênsil e troca das placas informativas. A biblioteca, novidade que se chamará Ecoteca, ocupa cerca de 30 metros e oferecerá espaço para leituras. Segundo o secretário, dois microscópios estarão à disposição dos estudantes, que poderão analisar material da vegetação do parque.
A revitalização custou cerca de R$ 80 mil e foi executada com recursos de Termos de Ajustamento de Conduta, pagos por empresas do município. A visitação ao Mato Sartori, que tem 67 mil metros quadrados, é feita, por enquanto, ainda por meio de grupos e visitas agendadas, já que o espaço é voltado para a educação ambiental. No entanto, Rech adianta que estuda a abertura de visitas sem agendamento, que ocorreriam um dia por semana. A medida pode vigorar até o fim do ano.
Meio Ambiente
Parque Mato Sartori, em Caxias, reabre com biblioteca e trilhas revitalizadas
Cerimônia de reabertura ocorre às 14h nesta terça-feira
GZH faz parte do The Trust Project