A Brigada Militar iniciou uma forte investida contra a criminalidade nesta sexta-feira em Santa Maria. A Operação Grifo foi lançada ainda na madrugada. Por volta das 5h30min, 117 policiais militares foram às ruas em busca de pessoas com pendências judiciais, armadas ou com drogas. O trabalho especial, que foi comandado pelo 2º Batalhão de Operações Especiais (2º BOE) da Brigada Militar, terá continuidade até o final deste sábado com a coordenação do 1º Regimento de Polícia Montada (1º RPMon).
- O objetivo fundamental é a apreensão de drogas e armas, que fomentam outros crimes. Podemos dizer que os indicadores criminais estão dentro de uma média esperada. Mas estamos agindo em cima de um planejamento prévio - explica o comandante do 2º BOE, major Cleberson Bastianello.
Além da intensificação das abordagens, pelo céu, um helicóptero do Batalhão de Aviação da Brigada Militar de Porto Alegre acompanhava as ações fazendo imagens que são transmitidas em tempo real para a sala de operações. Barreiras foram montadas em vários pontos da cidade. As rondas intensivas são feitas em pontos identificados pelo setor de inteligência da Brigada onde os indicadores criminais são mais elevados. Conforme Bastianello, mesmo que em uma prévia, a "operação está sendo muito produtiva".
A Brigada Militar também identificou grupos no aplicativo Whatsapp, em que usuários trocam informações sobre locais onde há as chamadas "Blitz".
- Isso é contra as pessoas de bem, é um desserviço que prejudica todo mundo - reforça.
A denominação Grifo, que é um ser mitológico (metade águia e metade leão), deve-se pelo fato de a imagem fazer parte do brasão do 2º BOE. Segundo Bastianello, quando operações mais volumosas são realizadas, elas são batizadas com esse nome.
O SALDO
O que foi apreendido:
- Veículos abordados: 362
- Veículos recolhidos: 4
- Prisões: 5 (2 por porte ilegal de arma, 2 por tráfico e um foragido)
- Termos circunstanciados: 3 por posse de entorpecentes
- Apreensões: Uma pistola e um revólver, ambos com numeração raspada
- Dinheiro: R$ 1.490,00
- Maconha e cocaína (a quantidade não foi informada)