A obra do centro de eventos de Santa Maria está mais próxima de ser retomada. A notícia é alentadora se for considerado o histórico que envolve a obra. Iniciado em 2007, o empreendimento se arrasta há quase uma década e desde agosto de 2013 está parado. Agora, a prefeitura espera retomar os serviços e, com isso, dar sequência aos trabalhos (confira os próximos passos abaixo).
O Executivo municipal projeta que o local volte a ser um canteiro de obras na semana que vem. Isso só será possível porque houve um entendimento entre o governo local e a construtora Pasqualotto, de Santa Maria, que está responsável pela execução da segunda etapa do centro de eventos. Esta fase envolve a finalização da estrutura de concreto e as torres das escadas, além da colocação de reboco.
A construtora pediu, no começo do ano, que o valor da segunda etapa fosse corrigido. O que acabou sendo atendido pela prefeitura, conforme o secretário de Desenvolvimento Urbano, Júlio Neto.
Porém, surge uma nova preocupação no horizonte que pode atrasar ainda mais a conclusão do centro de eventos, previsto para ser entregue em 2016.
- É possível que tenhamos alteração no plano de trabalho, justamente em decorrência do protocolo de submissão do plano de prevenção contra incêndio (PPCI) e ao cumprimento das novas legislações que o tema envolve - salienta Neto.
Além de retomar a segunda fase da obra, a prefeitura vai iniciar a terceira etapa. Ambos os estágios já contam com recursos do Ministério do Turismo e, inclusive, com a contrapartida do município. Os próximos passos ainda precisam ser licitados e dependem de recursos da União.
Ainda no ano passado, a prefeitura adequou os projetos arquitetônicos e o do PPCI. As alterações apontadas pelo Corpo de Bombeiros nos projetos não trarão impactos na estrutura física, conforme o Executivo municipal.
Até o momento, foram feitos 40% dos serviços da obra que tem um custo total de R$ 10 milhões.