Um novo terremoto atingiu o Nepal nesta terça-feira, informam as agências internacionais de notícias. O tremor, de magnitude 7,3 na escala Richter, foi sentido também em Nova Déli, na Índia, e no Afeganistão. Pelo menos 36 pessoas morreram no Nepal, 17 na India, e mais de mil ficaram feridas.
O Instituto Geológico dos Estados Unidos (USGS) informou inicialmente que o tremor era de 7,1, subindo para 7,4 e sendo de 7,3 pela medição. O epicentro do tremor foi registrado na fronteira com a China, a 68 quilômetros a oeste de Namche Bazar, perto do acampamento base do Monte Everest, a 18,5 quilômetros de profundidade. A polícia do Nepal orienta que as pessoas fiquem em locais abertos.
Homem de 101 anos é resgatado com vida dos escombros no Nepal
Cenário é de guerra, diz alpinista brasileiro após terremoto no Nepal
O local fica a 80 quilômetros de Kathmandu, capital do Nepal, fortemente atingida pelo terremoto do final de abril, quando um terremoto de magnitude 7,66 deixou 8 mil mortos no Nepal.
Segundo a AFP, moradores de Kathmandu saíram correndo e gritando pelas ruas, às 12h35min (no horário local). O tremor durou cerca de um minuto. As sirenes de emergência da cidade foram ouvidas. Depois do primeiro tremor, um novo de 5,6 foi sentido em seguida.
Em abril, terremoto já havia atingido país, deixando milhares de vítimas:
O tremor de abril no Nepal foi o maior nos últimos 80 anos e o pior na região do Himalaia na última década, desde que, em 2005, outro terremoto causou a morte a mais de 84 mil pessoas na Caxemira, área dividida entre a Índia e o Paquistão.
* Zero Hora, com agências