*AFP
O cargueiro espacial não tripulado Progress se desintegrou por completo na atmosfera terrestre sobre o oceano Pacífico na madrugada desta sexta-feira, uma semana após os operadores russos perderem o controle da nave, informou a agência espacial russa.
"A nave Progress M-27M deixou de existir às 05H04 de Moscou (23H04 Brasília de quinta) de 8 de maio de 2015. Sua entrada na atmosfera ocorreu sobre a parte central do oceano Pacífico", revelou a Roskosmos em um comunicado.
Espaçonave russa falha ao entrar em órbita e pode cair na Terra nesta sexta-feira
Em 28 de abril, algumas horas depois do lançamento da Progress M-27, que seria acoplada à Estação Espacial Internacional (ISS), a nave de transporte de material deixou de responder aos engenheiros russos e começou a ter reações fora de controle.
A perda da nave de carga representa um prejuízo de quase 500 milhões de euros, mas não põe em risco a tripulação da ISS, que tem reservas para vários meses.
Uma nave de abastecimento Dragon, da empresa norte-americana SpaceX, deve chegar à ISS a partir de 19 de junho.
Empresa promete revolução com baterias para residências
Uma comissão de inquérito foi criada para determinar as circunstâncias do incidente, que parece ter ocorrido no momento da separação entre a nave e o foguete, segundo o vice-presidente da Roskosmos, Alexander Ivanov.
Além do material, a Progress transporta uma réplica da bandeira soviética que o Exército Vermelho hasteou em 1945, em Berlim. Ela seria utilizada pelos astronautas russos da ISS para celebrar o 9 de maio, data que marca a vitória aliada contra os nazistas na II Guerra Mundial.
Vídeo mostra imagens geradas pela espaçonave: