Praticamente uma semana depois de realizar a 8ª etapa da Operação Leite Compensado, o Ministério Público (MP) denunciou, nesta sexta-feira, 16 pessoas por distribuir no Norte gaúcho, próximo a Erechim, produto azedo ou contaminado com soda cáustica e bicarbonato de sódio. Todos respondem pelos crimes de adulteração de produto alimentício e organização criminosa. Alguns também foram apontados por lavagem de dinheiro. As informações são do blog Caso de Polícia.
Após nova operação, MP vai denunciar nove pessoas por fraude no leite
MP flagra leite azedo e faz nova operação contra transportadora e cooperativa
O promotor criminal Mauro Rockenbach diz que os denunciados são as seis pessoas presas semana passada, outras duas que foram enquadradas em medida cautelar (respondem em liberdade) e mais outras que foram incluídas durante a continuidade das investigações nesta semana. De terça-feira até ontem, foram ouvidos mais de 15 pessoas entre investigados e testemunhas.
Investigados
Todos os presos foram denunciados: o transportador Odair Melati, o presidente da Coopasul, Ariel Paulo Narzetti, os motoristas Vilmar Bonfante, Franciel José Lazari e Ezequiel Ivan Sakrczewski, além do chefe do laboratório da Coopasul, Douglas Bonfante. Os que respondem em liberdade por meio de cautelar e também denunciados são, a mulher do transportador, Delair Melati, e a produtora de leite Lídia Bucior Poganski. O contador, Hélio Marengo, indicado inicialmente por alterar o imposto de renda da produtora e que estava respondendo por isso através de cautelar, teve o caso arquivado e não foi denunciado. As outras oito pessoas denunciadas ao longo da investigação são ligados à transportadora e à cooperativa.
Indústrias
Em nota, quase todas as indústrias negaram que o leite adulterado no norte gaúcho tenha sido repassado para os consumidores. A Promotoria de Defesa do Consumidor e o Ministério da Agricultura estão mantendo contato com todas as indústrias para saber o que foi feito com o leite azedo e com substâncias que prejudicam a saúde do ser humano. Desta vez, não foi encontrada substância cancerígena, mas o MP vai apurar já que na casa do transportador Odair foi apreendida ureia.
Áudios: transportadoras são flagradas tentando passar leite com larvas
Leia as últimas notícias do dia
*Rádio Gaúcha