Após morte do senador Luiz Henrique da Silveira, de 75 anos, confirmada oficialmente às 16h deste domingo, políticos postam nas redes sociais homenagem ao ex-governador:
Presidente da Câmara, deputado Eduardo Cunha (PMDB):
"Acabo de tomar conhecimento do falecimento do senador Luiz Henrique. Mais uma perda para o país no dia de hoje, meu sentimento de pesar"
Senador Romário (PSB):
"Minhas condolências à família do senador Luiz Henrique da Silveira, que faleceu na tarde deste domingo (10) em Joinville, no Norte de Santa Catarina. Ele dedicou a maior parte de seu tempo à vida pública e teve amplo apoio popular nos mandatos que ocupou: deputado, prefeito, governador e, por último, senador. Neste ano, concorreu à presidência do Senado, contribuindo para a discussão do Brasil que queremos. Luiz Henrique deixa um legado para sua família e o povo de Santa Catarina se orgulhar".
Paulo Bornhausen, presidente estadual do PSB, em seu Instagram:
Perco um querido amigo e SC um grande homem público, um estadista. Meus sentimentos à família, em especial a Dna Ivete, companheira de todas as horas do Senador. Deus conforte a família.
Ministro da Defesa, Jaques Wagner:
Advogado de formação, Luiz Henrique dedicou 44 anos à vida pública, à defesa da democracia e ao estado de Santa Catarina. Prefeito de Joinville, deputado estadual, deputado federal, ministro, senador e governador reeleito de Santa Catarina, Luiz Henrique deixa uma marca de compromisso e dedicação na história política nacional. À família, colegas de Senado, aos companheiros do PMDB e ao povo catarinense, minhas mais sinceras condolências.
Leia também:
:: "Luiz Henrique era um dos maiores e melhores homens que eu conheci na vida", diz Raimundo Colombo
:: "No sábado, conversamos sobre o futuro político de SC e do país", diz o vice-governador
:: Morte de Luiz Henrique: presidente Dilma lamenta falecimento de senador
:: Adversário político, Esperidião Amin lamenta morte de Luiz Henrique: "político de rara habilidade"
Prefeito de Joinville, Udo Döhler (PMDB):
"É uma perda muito grande para Joinville, para Santa Catarina e para o Brasil"
Prefeito de Blumenau, Napoleão Bernardes (PSDB):
"O município de Blumenau, consternado pela morte do senador Luiz Henrique da Silveira, ilustre blumenauense, um dos principais expoentes políticos de toda a história de Santa Catarina, cujo trabalho em prol do estado é reconhecido por todos os catarinenses, decreta três dias de luto oficial".
Prefeito de Chapecó, José Cláudio Caramori (PSD):
"Estamos estarrecidos com a notícia e lamentamos profundamente. Luiz Henrique fará falta na política catarinense principalmente por sua postura equilibrada nos feitos em todas as cidades catarinenses. É uma lacuna que será dificilmente preenchida".
Prefeito de Rio do Sul, Garibaldi Antönio Ayroso (PMDB):
"Foi exemplo na luta pela redemocratização do país, atuou sempre pautado pelo diálogo entre todos os setores e foi liderança indiscutível na defesa de Santa Catarina"
Presidente do PMDB em SC, Valdir Cobalchini:
"Muito da minha história política devo ao senador Luiz Henrique. Na terça-feira estive com ele em Itapema, onde se recuperava de uma fratura no pé. Relatei a ele o trabalho que estamos fazendo no PMDB. Ele estava animado, dizendo que assim que melhorasse do pé estaria junto nos roteiros. Uma grande perda para todo o Brasil. Vai em paz meu governador, meu senador, meu amigo. Meus sentimentos a toda a sua família".
Secretário de Estado da Fazenda, Antônio Marcos Gavazzoni (PSD):
"É duro falar nessas circunstâncias. O senador foi sempre uma grande referência política. Possível que seja o cidadão com a história política mais importante do estado. Mas além disso, se deve destacar que ele sempre foi um amigo muito fiel de todos. Quem pode conviver com ele, na família ou na amizade, irá sentir muito sua falta. Será uma perda irreparável para o Estado e país".
Deputado federal João Rodrigues (PSD):
"O falecimento entristece não apenas o Senado, Santa Catarina ou o PMDB, mas é uma perda que enluta profundamente todo País. Os meus votos de pêsames aos familiares e amigos, que encontrem conforto para seus corações".
Deputado estadual Dirceu Dresch (PT)
@depdirceudresch: Impactado pela morte de Luiz Henrique. Diferenças de lado, é preciso destacar sua liderança na política catarinense. Condolências à família
Deputado federal Décio Lima (PT) e deputada estadual Ana Paula Lima (PT):
"Recebemos com pesar a notícia do falecimento do ex- Governador e Senador da República Luiz Henrique da Silveira. Natural de Blumenau, o PMDBista exercia a política com o P maiúsculo, um estadista convicto, deixa sua marca extraordinária na política catarinense. Prestamos a nossa solidariedade à sua família e aos militantes do PMDB, com quem estivemos juntos em muitos momentos na história política em nosso Estado".
Ex-ministra da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República Ideli Salvatti:
"É com imensa tristeza que recebi a notícia da morte do meu amigo, senador Luiz Henrique da Silveira. Era um homem público com elevado compromisso com Santa Catarina e o seu povo. Hoje é um dia triste para o estado, para o Brasil e para todos nós que lutamos, como Luiz Henrique, pela democracia e por um país mais justo e menos desigual. Os catarinenses tem muito a agradecer ao governador Luiz Henrique. No Congresso Nacional, tornou-se uma pessoa incansável pela luta da democracia. É com dor que sinto sua partida. Meus sentimentos à dona Ivete, aos filhos e amigos"
Senador José Agripino, presidente nacional do Democratas:
"O Brasil perde um político que, com serenidade e coragem, pautava o interesse coletivo e a ética como definidores de suas ações. Santa Catarina perde seu mais completo líder. À família de Luiz Henrique, as homenagens e o reconhecimento de todos nós que fazemos o Democratas".
Senador Dário Berger (PMDB):
"Com perplexidade e tristeza recebi a notícia do falecimento do Senador Luiz Henrique da Silveira. Um líder, um homem público de extremo valor que dedicou sua vida pela busca do fortalecimento da democracia do Brasil, e que amou Santa Catarina como poucos. Luiz Henrique realizou mais do que qualquer outro político catarinense do seu tempo. Santa Catarina chora a perda de seu filho ilustre, de um homem incansável, de ideais inabaláveis, de uma generosidade incomum. Luiz Henrique transformou sonhos em realidade, e nos deixa um imenso legado: de nunca desistirmos de fazer o bem, de trabalharmos de alma doce e coração puro, por uma Santa Catarina sempre melhor!"
Senador Paulo Bauer (PSDB):
Lamento com pesar o falecimento do meu amigo e colega de Senado Luiz Henrique da Silveira. Sua vida pública dedicada à defesa e valorização da democracia e seus exemplos de dedicação em favor dos catarinenses e dos brasileiros será lembrada para sempre. Como seu amigo pessoal, ex-secretário de Estado da Educação de seu governo e parceiro de campanhas e política, apresento meus sentimentos aos seus familiares pedindo a Deus que conforte a todos.
Deputado federal Jorginho Mello (PR):
"A morte de Luiz Henrique da Silveira representa uma perda irreparável. Ele foi um dos principais homens públicos do País: era uma pessoa de palavra, um político exemplar, habilidoso na negociação, um visionário, um homem à frente de seu tempo. O Brasil precisava contar com mais políticos com as qualidades e o caráter de Luiz Henrique."
O vice-prefeito de Joinville, Rodrigo Coelho:
@coelho-rodrigo: Joinville, Santa Catarina e o Brasil estão de LUTO: acaba de falecer o Senador Luiz Henrique da Silveira. Que Deus abençoe D. Ivete, Claudio, Marcia, netos e amigos. Que perda! Tristeza!
Deputado estadual Serafim Venzon (PSDB)
@serafimvenzon: SC perde um grande político. Pesar pela morte do senador e ex-governador Luiz Henrique da Silveira. Sentimentos à família.
Ex-senador e ex-governador Casildo Maldaner, do PMDB, fez a seguinte declaração ao colunista Moacir Pereira:
"Luiz Henrique era uma das poucas reservas morais que o PMDB tinha em Santa Catarina e no Brasil. Era um desbravador, um homem de ideias renovadoras, um politico de grandes obras. Ficamos mais órfãos. Foi primeiro o Ulissses e agora é o Luiz Henrique. Luto geral no Brasil."
Senador Roberto Requião do PMDB :
@requiaopmdb: Recebo com dor a noticia do falecimento de meu grande amigo luiz Henrique da Silveira. Meus sentimentos Ivete.
Ex-secretário de Turismo, Cultura e Esporte de SC Beto Martins:
@betomartins45: Triste e consternado com a morte de http://LHS.Com ele tive o privilégio de conviver e me inspirar. Descanse em paz grande líder!
Deputado estadual Mauro De Nadal (PMDB)
@maurodenadal: Um legado, uma belíssima história, um grande homem. Santa Catarina triste com o passamento do nosso sempre Governador Luiz Henrique.
Secretário de Turismo, Cultura e Esporte do Governo de Santa Catarina, Filipe Mello @FilipeMelloSC: Triste. Perdemos o líder que muito ensinou. Pesar e que Deus conforte os familiares e SC.
Secretário do Desenvolvimento Econômico Sustentável de Santa Catarina, Carlos Chiodini:
@carloschiodini: Muito triste com notícia do falecimento de Luiz Henrique da Silveira. Um mestre, que dedicou sua vida ao povo de SC
Deputado estadual Patrício Destro (PSB)
@PATRICIODESTRO: Perdemos hoje um grande político, visionário, reconhecido como grande articulador até pelos adversários, descanse em paz #LHS.
Deputado estadual Ismael dos Santos (PSD):
"Morre o Senador Luiz Henrique da Silveira. Ao seu lado celebrei vitórias e experimentei cenários de discordâncias; mas é preciso reconhecer: SC perde um político de biografia respeitável".
Deputado Federal Rogério Peninha Mendonça (PMDB):
"O senador Luiz Henrique da Silveira acabou de falecer, após duas paradas cardíacas. Santa Catarina perde talvez o maior líder de sua história. O sentimento de comoção é muito grande. Para mim, em especial, porque tinha nele um líder inigualável e um grande amigo. Estou profundamente entristecido".
Prefeito de Palhoça, Camilo Martins (PSD):
"Hoje tivemos uma grande perda, faleceu hoje no inicio da tarde, o ex-governador e senador Luiz Henrique da Silveira. LHS era um dos maiores políticos republicanos deste Brasil, e Santa Catarina perde um dos seus grandes líderes políticos. Deixo aqui meus sentimentos a todos os seus familiares".
Deputado estadual Jean Kuhlmann (PSD)
@Jean-Kuhlmann: Chocado com a morte do senador Luiz Henrique da Silveira. SC perde das suas maiores lideranças, fica o legado. Meus sentimentos à família.
Ex-secretário da administração Derly de Anunciação:
"Estou chocado e estou em lágrimas pela noticia do falecimento do Luiz Henrique. Estive sexta feira com ele, estava ótimo, otimista com o Brasil apesar de reconhecer as dificuldades do momento. Inteligente, perspicaz, articulador deixa uma lacuna insubstituível. Minha passagem na vida pública devo tudo a ele. Tornou-se um amigo, um conselheiro, um tudo. Uma parte de mim adormece junto com ele. Tenho que parar de escrever, pois a emoção toma conta. Que Deus cuide dele".
Deputado estadual Darci de Matos (PSD):
"Santa Catarina chora a morte de um de seus maiores líderes: Luiz Henrique da Silveira. Tenho um grande orgulho de ter sido seu amigo e sempre estivemos juntos na busca de benefícios para a nossa região. O filósofo chinês Lao-Tsé dizia que "grandes realizações são possíveis quando se dá importância aos pequenos começos".
Deputado estadual Aldo Schneider (PMDB):
"#Luto Faleceu em Joinville o Senador Luiz Henrique da Silveira. Sem dúvida um dos maiores líderes do PMDB de Santa Catarina e do Brasil. Como Presidente Interino da Assembleia Legislativa de Santa Catarina desejo meus sinceros sentimentos a toda a família".
Deputado federal Marco Tebaldi (PSDB):
"O SEU OXIGÊNIO FOI A POLÍTICA. A SUA INSPIRAÇÃO, JOINVILLE! O senador Luiz Henrique da Silveira foi um homem determinado, que viveu dia-a-dia a sua grande paixão, a política. Tive a honra de caminhar ao seu lado durante um importante período de nossas vidas. Em nome de dona Ivete, quero me solidarizar com a família.
Prefeito de Criciúma, Márcio Búrigo (PP)
@MarcioBurigo: Falecimento do Senador Luiz Henrique da Silveira representa momento de comoção, tristeza, saudade é muito mais para todos nós. Vá com Deus. A morte de Luiz Henrique cria um vácuo enorme nas fileiras do PMDB e na política de Santa Catarina como um todo. Isso deve, principalmente, ao caráter conciliador de sua conduta, que admiro muitíssimo
Ex-prefeito de Içara, Gentil da Luz (PMDB)
@GentildaLuz: Joinville, Santa Catarina o Brasil perde uma de suas referências políticas. Para meu partido PMDB a perda é incalculável, eu particularmente estou profundamente triste, pois Luiz Henrique foi um conselheiro e motivador durante o período que trabalhei com ele, como: executivo do seu gabinete, secretário de desenvolvimento regional, diretor de descentralização. Muito me ajudou com seu apoio e prestigiamento. Obrigado por tudo!
Deputado estadual Silvio Dreveck (PP)
@deputadosilvio: Expresso pesar pelo falecimento do senador Luiz Henrique da Silveira e manifesto minha solidariedade à família
Deputado estadual Leonel Pavan (PSDB):
"Eu e a minha família estamos muito tristes com o falecimento, do senador e ex-governador do Estado, Luiz Henrique da Silveira. Um dos melhores homens públicos com quem convivi e sem dúvida um dos maiores nomes da política catarinense. Fui senador na mesma chapa que ele. Fui seu vice no governo e tive a honra de governar Santa Catarina no final de seu último mandato. Uma perda irreparável para a democracia e para a política catarinense. Meus sinceros pêsames à família enlutada. Que Deus na sua infinita bondade possa confortar familiares e amigos".
Deputado estadual Gean Loureiro (PMDB)
@GeanLoureiro: A história de LHS, em si, já o homenageia. Ser líder é saber servir. LHS foi um grande líder.
Deputado estadual João Amin (PP):
"É com pesar que registro o falecimento do senador Luiz Henrique da Silveira, homem público de inegáveis serviços prestados ao estado de SC"
Deputado estadual Maurício Eskudlark (PSD):
"LHS como governador concedeu a aposentadoria especial aos policiais catarinenses e, durante o período em que fui Chefe de Polícia, sempre foi presente, realizou o maior concurso da história da PC/SC e deu total autonomia de trabalho. Certamente o maior político catarinense dos últimos 50 anos".