Pelo menos três pessoas morreram e 12 estão desaparecidas após uma inundação no Texas e Oklahoma que destruiu várias casas no domingo, informaram as autoridades. Na fronteira do México com os Estados Unidos, 11 pessoas morreram em Ciudad de Acuña após a passagem de um tornado nesta segunda-feira.
O governo local ordenou aos residentes da cidade de San Marcos, cidade mais atingida no Texas, a deixar suas casas na primeira hora da manhã, quando as águas se avolumavam rapidamente na cidade depois de uma chuva torrencial.
Estado Islâmico reivindica ataque no Texas
Ataque no Texas foi inspirado, mas não comandado pelo EI, diz Pentágono
O governo da cidade disse que criou abrigos temporários para receber aqueles que não podiam voltar para casa. O chefe do corpo de bombeiros Ken Bell afirmou ao canal CNN que pelo menos uma pessoa morreu no Texas, onde as autoridades procuram vários desaparecidos. Pelo menos duas pessoas morreram em Oklahoma, ao norte do Texas.
O serviço nacional de meteorologia alertou que são esperadas tempestades elétricas, além de "possíveis tornados isolados, granizo e ventos fortes" e inundações repentinas de Iowa até o Texas.
Tiroteio deixa nove mortos e 18 feridos no Texas
Leia as últimas notícias de Mundo
No México, equipes do corpo de bombeiros e da defesa civil se mobilizaram na zona do desastre para buscar, entre os escombros, pessoas que possam estar presas. Lenin Pérez, prefeito de Ciudad Acuña, pediu água, comida enlatada e roupas para os afetados. Ele explicou que a maioria dos mortos são pessoas que estavam nas ruas quando o tornado, que durou alguns segundos, atingiu o local.
O governo do estado de Coahuila, onde se localiza Ciudad Acuña, disse em um comunicado que o tornado, que afetou cerca de 300 casas, não era aguardado. Um operador da defesa civil informou que as comunicações telefônicas na cidade estão afetadas.
*AFP