Após morte do senador Luiz Henrique da Silveira, de 75 anos, confirmada oficialmente às 16h deste domingo, o governo de SC decretou luto oficial de sete dias. O decreto será publicado no Diário Oficial do Estado nesta segunda-feira.
O governador Raimundo Colombo se pronunciou em nota:
"Ainda estou chocado. Um fato triste e lastimável para Santa Catarina. Conversei com o senador na noite de sábado, por volta das 11h. Luiz Henrique me ligou. Estava bem. Falamos sobre diversos assuntos. Estou profundamente comovido. A presidente Dilma Rousseff me ligou para manifestar seu pesar e sua solidariedade com os catarinenses. Luiz Henrique era um grande homem. Um dos maiores e melhores homens que eu conheci na vida. Luiz Henrique era mais do que um amigo, um irmão, um confidente."
Ao vivo: leia as últimas informações sobre a morte de Luiz Henrique da Silveira
Morte de Luiz Henrique: o fim de um capítulo da história política de SC
Luiz Henrique: Comandante de uma era política
Mais tarde, o governador expressou mais uma vez seu pesar em relação à morte do senador e afirmou que ele era "um amigo, um irmão, um pai". Confira:
"Falar do Luiz Henrique é falar com o coração, porque foi um amigo de todas as horas, principalmente das horas mais difíceis. Um irmão, que sabia ouvir, compreender, ser parceiro, ajudar. Foi um catarinense que desenvolveu um trabalho extraordinário, a sua vida foi servir as pessoas. E por toda Santa Catarina, ele plantou desenvolvimento, levou esperança, conquistou amigos. E hoje toda SC está em lágrimas, com a despedida desse grande líder. E para a gente que teve o privilégio desse convívio tão próximo, dessa amizade tão profunda, fica um pesar no coração, um sentimento de dor. Uma coisa tão difícil que se transforma num abraço amigo, numa forma querida de agradecer por tudo que ele foi, pela pessoa que ele construiu, pelas amizades que ele semeou, por todo amor dedicado a Santa Catarina. Por isso, Luiz Henrique, que a paz esteja sempre com você. Que o teu exemplo ilumine todos os dias a nossa caminhada. Luiz Henrique da Silveira, um amigo, um irmão, um pai de todas as horas. Que coisa boa conviver com você!"