Os irlandeses comparecem às urnas nesta sexta-feira para um referendo sobre o casamento entre pessoas do mesmo sexo, uma reforma que tem a oposição da influente Igreja Católica. Mais de 3,2 milhões de irlandeses estão registrados para votar, das 7h (3h de Brasília) até 22h (18h de Brasília).
Os eleitores devem responder se desejam ou não acrescentar um artigo à Constituição irlandesa que afirma: "O matrimônio pode ser contratado de acordo com a lei por duas pessoas, sem distinção de sexo".
Pela primeira vez, STF reconhece direito de adoção por casais homossexuais
5 vídeos sobre o amor livre que farão você refletir
O resultado deve ser divulgado no sábado à tarde. Em caso de vitória do "sim", a Irlanda será o primeiro país do mundo a aprovar em referendo o casamento gay, o que não aconteceu em votações similares na Croácia e na Eslovênia. As últimas pesquisas mostraram uma vantagem do "sim", mas a distância para o "não" registrou queda nos últimos dias.
A consulta acontece 22 anos depois de a homossexualidade deixar de ser crime no país, onde a influência da Igreja Católica, embora em queda, continua sendo importante.
Leia as últimas notícias
* AFP