Na Serra Gaúcha, o final do mês de maio foi marcado por inúmeras e intensas comemorações. É que no último dia 20, completaram-se 140 anos desde que as primeiras famílias italianas chegaram ao Rio Grande do Sul. Nova Milano, distrito de Farroupilha, é considerado o berço da colonização no Estado: foi lá que as três primeiras famílias se estabeleceram, vindas da Itália, em 1875. Uma festa, na quarta-feira retrasada, homenageou os descendentes na cidade. Em Caxias do Sul, concertos e exposições também marcaram a data.
Na Quarta Colônia, na Região Central do Estado, as comemorações foram um pouco tímidas. O motivo é que a nossa região foi a última a ser povoada pelos italianos. A data que marca a chegada dos imigrantes por aqui é 1877, dois anos mais tarde que a colonização da serra gaúcha. Em Silveira Martins, berço da colonização na Região Central, a 2ª edição do Festival Cultural Italiano celebrou o aniversário da imigração, que aqui, completa 138 anos.
Acesse nossa página especial sobre os 140 anos da imigração italiana e veja o conteúdo completo da Revista Mix deste final de semana.
Uma nação que imigrou
Há 140 anos, os primeiros imigrantes italianos desembarcavam dos navios e chegavam ao Brasil
Em Silveira Martins, berço da colonização na Região Central, a 2ª edição do Festival Cultural Italiano celebrou o aniversário da imigração