Para que a construção de 100 novas casas na Vila Esperança possa começar, a prefeitura de Farroupilha terá de fazer uma nova licitação. Desde 2012, três empresas já venceram processos licitatórios, mas deixaram a obra por iniciativa própria ou porque foram desclassificadas. Agora, a prefeitura vai lançar um novo edital na segunda-feira. De acordo com o secretário municipal da Habitação, Rogir Centa, existe uma urgência porque se a construção das casas não começar até o final do ano, a verba federal será perdida.
A Vila Esperança tem recursos públicos disponíveis para a revitalização, que inclui a destinação das novas casas para famílias que vivem em situação de vulnerabilidade social. Por enquanto, apenas a praça de lazer e a quadra de esportes foram finalizadas.
A obra prevê ainda pavimentação de ruas, instalação de rede de luz, água e esgoto encanados. Além dos R$ 6 milhões destinados pela União, a prefeitura oferece contrapartida para obra. O valor é estimado a partir do projeto que a empresa vencedora da licitação apresenta. O mais recente era de cerca de R$ 1 milhão.