O ex-deputado federal Mendes Ribeiro Filho está sendo velado na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul até às 18h. O governador José Ivo Sartori chegou ao local por volta das 15h40 para prestar a última homenagem a Mendes Ribeiro. O vice-presidente Michel Temer também compareceu pouco antes das 17h. O corpo será cremado no Crematório Metropolitano às 20h.
Mendes Ribeiro morreu na madrugada deste domingo, aos 60 anos, em Porto Alegre. Ele estava internado devido a um câncer no Hospital São José da Santa Casa de Misericórdia.
Morre, aos 60 anos, o ex-deputado Mendes Ribeiro Filho
O deputado estadual do PMDB Ibsen Pinheiro foi um dos primeiros políticos a chegar no velório. Ele destacou a capacidade de convivência de Mendes Ribeiro.
- Mendes Ribeiro tinha muitos talentos e o que mais nos aproximava dele era o talento da convivência. Ele era uma pessoa que sabia respeitar as divergências. Estivemos em posições diferentes muitas vezes, mais isso não impediu que também estivéssemos juntos, pois tínhamos uma convivência fraterna e amigável. Outro talento era a capacidade de trabalho, de dar cansaço até em quem o observava.
O prefeito de Porto Alegre José Fortunati compareceu ao velório por volta das 10h30 e declarou que o Estado perdeu um grande negociador.
- Era um homem íntegro que buscava a conciliação, era um grande negociador. Ele nunca deixou de ter posições, às vezes, contrárias com as do seu partido. É o tipo de político que o Estado precisa continuar tendo - disse Fortunati.
O ex-prefeito de Porto Alegre José Fogaça também foi ao velório do ex-deputado. Ele considera que a morte de Mendes Ribeiro é uma perda muito grande para a política gaúcha.
- Era um político com muita substância. Era um dos deputados que mais viajava no Rio Grande do Sul, que permanecia nas suas bases eleitorais permanentemente, ele cuidava do seu mandato. É um tipo humano que vai fazer falta no rio Grande do Sul.
A presidente Dilma Rousseff enviou uma nota à imprensa lamentando a morte de Mendes Ribeiro Filho. Ela escreveu que o político era "um amigo leal e um político sempre pronto para o diálogo e a tolerância". Leia a nota completa:
"É com imensa tristeza que recebi a notícia da morte do meu amigo, ex-ministro Mendes Ribeiro. Hoje é um dia triste para todos nós que lutamos, como Mendes Ribeiro, pela democracia e por um país mais justo e menos desigual. É com dor que sinto sua partida. Meus sentimentos à dona Fernanda, aos filhos e amigos. Mendes era um amigo leal e um político sempre pronto para o diálogo e a tolerância".
Veja as fotos do velório:
*Zero Hora