O adolescente de 14 anos, que entrou armado com uma espingarda na escola Dom Érico Ferrari, no interior de Nova Palma, já apresentava histórico de problemas. Na manhã desta terça-feira, em entrevista ao Gaúcha Atualidade da Rádio Gaúcha, a diretora do colégio, Idelma Piccin, contou que a situação do menino é de conhecimento das autoridades policiais, do Ministério Público e Conselho Tutelar.
Adolescente entra armado com espingarda em escola de Nova Palma
- Fazemos um trabalho de acompanhamento desse aluno já. Promotoria e Conselho Tutelar sabem do caso e acompanham a situação. Jamais esperávamos que esse fato viesse a acontecer. A mãe já declarou na escola que perdeu o controle dos filhos, que não a obedecem mais, que ela não sabe mais o que fazer. Ele (o aluno) não veio atrás dessa professora, tinha problemas de comportamento com vários professores e colegas. Ele veio para aprontar, para dizer "se eu quero, eu faço", "eu posso". Não era por causa de uma professora específica - afirmou a diretora.
Aluno que entrou com espingarda em escola confessa que queria matar professora
O adolescente foi flagrado por câmeras de segurança da escola por volta das 12h30min desta segunda, circulando com uma espingarda no pátio da escola. Ele teria entrado pelo portão lateral. Como era meio-dia, a escola estava fechada. Só uma professora almoçava na sala dos professores no momento.
Adolescente que entrou armado na escola é encaminhado ao Case de Santa Maria
Alunos que esperavam o transporte escolar viram o colega, que teria dito que estava ali para matar a professora. Ao chegar em casa, os alunos contaram aos pais, que acionaram a direção. Quando a polícia chegou na escola, ele havia fugido. O adolescente não chegou a atirar contra ninguém.
A diretora relatou na entrevista que o aluno vive em um ambiente familiar complicado. A mãe cria os filhos sozinha e enfrentaria problemas com os irmãos do menino também. Segundo a diretora, esse aluno é uma situação isolada.
- Nossa escola é tranquila. Não fechamos os portões nem em finais de semana - disse Idelma.
As aulas foram suspensas nesta terça-feira.
Conforme informações do Conselho Tutelar de Nova Palma, o adolescente já foi localizado e, na manhã desta terça-feira, prestou depoimento à Polícia Civil. O estudante não estava acompanhado da família quando se apresentou ao Conselho Tutelar.
Por volta do meio-dia, o delegado titular de Nova Palma, Sandro Meinerz, ouvia a professora envolvida no caso.
Polícia investiga participação de irmãos de adolescente em roubo de arma