Nesta quarta-feira é o Dia do Desafio. Em Santa Maria, as atividades começaram já desde os primeiro instantes: à meia-noite, foi dada a largada para a 6ª edição da Corrida Rústica e a 2ª Volta Ciclística. Além de incentivar a população a praticar atividades físicas, o desafio vai além do nome. Para os amigos Marcos Davi Brandão Junior, 20 anos, Denilson Souza, 38, e Jari Pacheco da Silva, 46, a missão é em dose dupla. Os três participariam das corridas, porém, em equipamentos adaptados para cadeirantes.
Denilson pratica corrida de rua há cerca de seis meses. Além da corrida, ele também costuma jogar basquete e praticar canoagem. Foi ele quem incentivou os amigos Marcos e Jari a começarem a praticar a modalidade de paraciclismo. Os dois já praticavam basquete, e Jari já encarou a canoagem. Os dois começaram a treinar paraciclismo há pouco mais de um mês. Apesar de não terem o equipamento específico para a prática do esporte, eles prometem fazer bonito nas handbikes (bicicletas adaptadas).
Marcos usa a handbike emprestada de Denilson, que é própria para passeio, e não para corridas. Jari construiu a sua: até ficar boa para pedalar, foram necessários alguns testes e tombos, dos quais ele e os amigos lembram e que viraram diversão.
- É muito bom participar da corrida de rua: além da superação, também é para mostrar aos outros que é possível participar. Mas chegar lá e correr é simples. O desafio começa bem antes, com o preparo, os treinos, a montagem do equipamento - comenta Denilson.
Ao lado dos três, também estará Roberta Feck, educadora física e técnica dos três. Ela também influenciou para que Marcos e Jari começassem a praticar o esporte.
- Estou sempre ao lado deles. Há vezes que eles me fazem correr também - conta.
Exercícios na praça
O Dia do Desafio promove, ainda, exercícios físicos na Praça Saldanha Marinho, das 9h às 20h. A proposta, organizada pelo Sesc, é que as pessoas parem suas atividades rotineiras, por 15 minutos, para praticar atividades. Neste ano, Santa Maria compete com a cidade de Porto Velho, em Rondônia. Quem fizer atividades pode avisar ao Sesc pelo (55) 3223-2288.