Foram aprovados, no final da tarde desta quinta-feira, os projetos que garantem aumento dos salários aos 3,9 mil funcionários da prefeitura de Santa Maria (incluindo professores) e para os cerca de 170 servidores da Câmara. Além de vereadores, secretários de município, prefeito e vice.
O projeto de lei com a proposta de aumento de 6,41%, com base na inflação oficial medida pelo IPCA em 2014, contemplou os funcionários do Executivo e também os 21 vereadores, bem como os secretários de município, prefeito e vice-prefeito.
Porém, os vereadores aprovaram um reajuste de 11% aos funcionários do Legislativo. Os vereadores seguem com a reposição da inflação, ou seja, 6,41%. O presidente da Casa, Sergio Cechin (PP), explica que o percentual foi concedido após amplo estudo da realidade financeira da Câmara:
_ Esse percentual de 4,59% somado aos 6,41% dá os 11%. Ou seja, estamos garantindo um ganho real ao servidor da Câmara. É um reconhecimento do funcionalismo do Legislativo. Não é um aumento para os vereadores, mas, sim, para o funcionário. Tomamos essa medida com base na Lei de Responsabilidade Fiscal e com um criterioso estudo técnico da Casa.
Cechin garante que o percentual está dentro do orçamento da Câmara, que é de R$ 15,9 milhões para este ano. Os aumentos são retroativos a 1º de maio e serão pagos na folha deste mês.