Porto Alegre já tem 52 casos confirmados de dengue. É mais que o dobro do total de todo o ano passado, quando tivemos 23 ocorrências. A maioria das ocorrências veio de fora, por intermédio de pacientes infectados em outras partes do país. No entanto, 12 casos foram transmitidos dentro do município, a maioria deles na região do Bairro Ipanema, na Zona Sul.
A situação da Capital ainda é tranquila na comparação com outras áreas do Brasil. Mas não podemos facilitar. A falta de frio favorece a vida do mosquito transmissor, o que exige muito cuidado em relação aos focos de proliferação. Não dá para baixar a guarda. A dengue é uma doença grave, que nocauteia os pacientes e, em situações extremas, pode levar à morte.
Sem vacina, a prevenção é a única arma. O cuidado básico é evitar água parada em latas, pneus, vasos de flores, copos plásticos, caixas d'água, calhas, garrafas, cisternas, lixeiras e qualquer outro lugar ou recipiente capaz de acumular água. É nesses ambientes que o Aedes aegypti, inseto transmissor da dengue, se reproduz. Para impedir o crescimento das larvas, basta mantê-los limpos e secos. O combate à dengue não é responsabilidade só dos governos. É tarefa de todos nós. Por isso, dê um exemplo de cidadania e faça a sua parte.
Olha a gripe
Nós somos rápidos na crítica às carências da saúde pública. E, na maioria das vezes, temos razão. Mas perdemos a moral ao dar de ombros para iniciativas importantes visando nosso bem-estar. É o caso da vacinação contra a gripe.
Tirando a correria inicial, quando chegou a faltar vacina em alguns postos, o Rio Grande do Sul ainda está longe de atingir a meta de imunização prevista para este ano. Cerca de metade dos gaúchos com direito às doses ainda não buscou um posto de saúde para se vacinar.
É gente que depois, ao pegar um gripão, vai ajudar a lotar as emergências médicas. E ainda se sentirá no direito de reclamar da demora para receber um atendimento que a vacina, oferecida de graça, poderia evitar.
A propósito, a campanha de imunização segue até sexta-feira. Vai perder essa chance? Tem um monte de pessoas que gostaria de aproveitar essa possibilidade, mas não tem direito às doses.