Cercada pelo prédio da Maesa e pela praça Monteiro Lobato, no bairro Exposição, a Rua Plácido de Castro foi palco, neste ano, do carnaval de Caxias do Sul e pode receber os desfiles da Festa da Uva a partir de 2016. E se depender da vontade do vereador Rafael Bueno (PCdoB), ela servirá também como espaço de lazer aos finais de semana. O parlamentar protocolou, na semana passada, uma indicação ao município sugerindo que a rua seja fechada, no trecho entre a Rua dos Farrapos e a Rua Vereador Mario Pezzi, aos sábados e domingos, das 12h às 20h.
A intenção é que a rua se torne uma alternativa aos moradores da zona sul de Caxias, já que a comunidade da zona norte já conta com os Pavilhões da Festa da Uva. No espaço, as pessoas poderiam andar de skate, roller, patins, patinete ou de bicicleta. O vereador também imagina a realização de feiras no local.
- Com a Maesa doada ao município e o projeto de revitalização da praça Monteiro Lobato, nós podemos otimizar esse espaço. Eu vejo como uma prática viável. É um outro lugar na região central para que as pessoas possam praticar exercícios com as crianças, com a família, mas eu quero ir além. Aceitando essa ideia, nós podemos fazer feiras de artesanato, feiras como a de San Telmo, em Buenos Aires - acrescenta.
A Plácido de Castro foi alvo de polêmica no início do ano, quando a prefeitura decidiu asfaltá-la para a realização dos desfiles de carnaval. Agora, a prefeitura discute se o corso da Festa da Uva também será transferido para o endereço.