A Polícia Civil de Santa Maria confirmou vítimas do universitário de 23 anos preso por extorsão e pedofilia em quatro cidades do Estado. Ocorrências registradas apuradas até agora apontam que há uma em Rio Grande, outra em Nova Palma, três em São João do Polêsine e pelo menos duas em Santa Maria.
Até o momento, o universitário, preso na segunda-feira (27) em flagrante por extorsão no momento em que iria receber dinheiro de uma das vítimas, não prestou depoimento. A polícia ouviu a namorada dele. Ela confessou que o computador que era usado por ele era dela e que ela sabia das fotos. Ela será investigada por participação no esquema.
Nesta manhã, o advogado que representa o suspeito, João Paulo Silveira Costa, pediu vistas ao processo junto à polícia. Ele afirma que se pronunciará no momento em que tiver acesso ao inquérito - o que deve ocorrer nesta quarta-feira (29).
O caso já está junto ao Ministério Público. O promotor é o André Fernando Rigo.
O caso
O estudante de Arquitetura e Urbanismo foi preso em flagrante pelo crime de extorsão dentro do Cojunto III do Centro Universitário Franciscano (Rua Silva Jardim) em Santa Maria na última segunda. Ele foi flagrado ao extorquir dinheiro de uma vítima para não publicar fotografias íntimas dela na internet. Ele também responde pelo crime de pedofilia, pois matinha armazenadas fotografias de pornografia infantil em computador pessoal - fato apurado depois pela polícia.
Conforme a 4ª Vara Criminal da Justiça Estadual no município, o jovem hackeava o computador de vítimas por meio da rede social virtual Facebook, obtinha fotografias íntimas e exigia dinheiro delas por meio de perfis falsos na rede para que ele não as vazasse na internet.