A riqueza e diversidade da produção cultural, artística e culinária dos nove distritos de Santa Maria em um único lugar. Esta é a proposta do Pátio Rural, evento que começa nesta sexta-feira na cidade. Durante três dias, o melhor da comida e do artesanato do interior do município estará à disposição de quem quiser sair do meio urbano e curtir o que o rural tem de melhor.
E delícias não faltarão, especialmente para quem gosta de apreciar a culinária campeira. As apostas desta edição da feira serão o matambre recheado de Pains, o risoto de marreco de Arroio Grande e o porco com batata doce produzido por Arroio do Só. Os pratos serão servidos em pequenas porções, por preços atrativos, para o público não gastar muito e poder provar todas as opções.
Serão restaurantes, um de cada distrito, que vão reunir as nove festas gastronômicas que ocorrem durante o ano - Festa do Marreco e das Hortaliças (Arroio Grande), do Porongo e do Porco Assado (Arroio do Só), do Cordeiro e da Mandioca (São Valentim), do Peixe, Pão e Vinho (Boca do Monte), Arroz de Rei (Palma), da Soja (Santa Flora), da Massa e da Galinha de Panela (Santo Antão) e do Matambre e da Cerveja (Pains).
- Nós temos uma culinária muito rica. Não precisamos viajar para a Quarta Colônia para comer bem. Queremos acabar com este distanciamento que existe entre o meio urbano e o rural - afirma o secretário de Desenvolvimento Rural, Rodrigo Menna Barreto.
Além de encher a barriga, a feira também terá estandes para encher os olhos. Artesãos vão expor a produção manual de facas, flores, peças em crochê, couro, porongo, entre outros artigos. O local vai se chamar Empório dos Distritos.
Artesã há 10 anos, Silvana Santini, 52 anos, vê na feira uma opção de expor sua produção aqui na cidade, já que precisa viajar para vender os produtos em feiras de outros municípios.
- Temos que correr atrás, porque aqui não tem muita oportunidade de vender nossas coisas. Percorro cidades próximas e chego a dormir no carro para voltar para casa com lucro - avalia a artesã que trabalha com peças em crochê e tecido.
Entre uma comida e uma compra, o público também terá atrações bem campeiras, como jogos, passeios à cavalo, trilhas na mata, arvorismo e apresentações artísticas.
- Queremos valorizar nossos produtores, trazer para eles outra perspectiva de ganho econômico e, ainda, diversificar as opções de turismo para quem mora na cidade - diz a secretária de Turismo, Norma Moesch.
Quem perder a feira deste fim de semana, terá outras chances para prestigiar. O evento acontecerá uma vez por mês, até setembro.
Cerca de 500 pessoas de 150 famílias estarão envolvidas nesta edição. A expectativa é que mais de quatro mil visitantes passem pelo Hotel Fazenda Pampas nos três dias de Pátio Rural. A entrada e o estacionamento no local são gratuitos.
Pátio Rural
Riquezas dos nove distritos de Santa Maria reunidas em um só evento
150 expositores vão mostrar, de sexta-feira até domingo, produção artística, cultural e gastronômica
Alessandra Noal
Enviar emailGZH faz parte do The Trust Project
- Mais sobre: