A intenção da prefeitura é recuperar toda a área da Estação Férrea, que fica na Rua Augusto Pestana, no bairro São Pelegrino, em Caxias do Sul. No primeiro momento, no entanto, a mudança deve se concentrar na área em frente aos bares e ao lado da antiga plataforma.
O projeto prevê calçadas muito mais amplas e reforço da iluminação da Rua Feijó Júnior até a Rua Marechal Floriano. Com isso, a intenção é permitir maior circulação de pedestres. Está prevista ainda o plantio de árvores e a instalação de mobiliário urbano e ciclovia.
A Rua Augusto Pestana, que será estreitada, manterá as áreas de estacionamento e ganhará espaço para ônibus de turismo. O custo previsto para a revitalização é de R$ 2,1 milhões, que a prefeitura pretende obter por meio de parceria público-privada. Por enquanto, ainda não há recursos para dar início à obra.
O projeto básico será apresentado na tarde desta quarta-feira (29) à comunidade e a empresários do bairro São Pelegrino, que podem dar sugestões de mudanças. O encontro será às 17h, na Bilioteca Parque, no largo da Estação. Para o presidente do bairro, Antíoco Sartor, as mudanças atendem às expectativas da sociedade e devem trazer mais segurança.
"Ainda está tudo por fazer em termos de revitalização e a gente vem acompanhando porque é uma revindicação da própria associação de moradores que esse local seja revitalizado. Fazendo as calçadas e a ilumincação vai ajudar muito na segurança", explica.
O primeiro trecho da revitalização da antiga linha férrea, entre a Av. Rio Branco e as ruas Machado de Assis e Medianeira, deve ser entregue no final de maio. É a chamada Praça do Trem. Já a segunda etapa, a Praça das Feiras, deve ter as obras iniciadas no mês que vem. O espaço fica entre a Avenida Rio Branco e a Rua Feijó Júnior.
Gaúcha
Revitalização do Largo da Estação Férrea, em Caxias do Sul, deve custar R$ 2 milhões
Projeto básico vai ser apresentado nesta quarta-feira
GZH faz parte do The Trust Project