Além dos tradicionais eventos comemorativos ao Dia do Trabalho, o 1º de maio deste ano será marcado por atos em defesa da democracia, dos direitos trabalhistas, do desenvolvimento e da diversidade. Na tarde desta sexta-feira (1/5), três eventos devem concentrar contingentes de trabalhadores em Porto Alegre. Um dos objetivos é protestar contra o projeto de lei 4.330, que regulamenta a possibilidade de terceirização de serviços nas esferas pública e privada.
Em reunião com sindicalistas, Dilma diz ser contra a ampliação da terceirização
O ato marcado pela Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB-RS) está previsto para as 13h30min, no Largo Zumbi dos Palmares. Às 14h, na Usina do Gasômetro, se inicia a concentração promovida pela CUT-RS. Por volta das 15h, os participantes do evento da CTB-RS seguirão em caminhada até a Usina do Gasômetro, onde irão juntar-se ao trabalhadores ligados à CUT-RS. O ato conjunto é promovido também pela Nova Central e pela Coordenação dos Movimentos Sociais. Os eventos terão entrada gratuita, os ônibus circularão com passe livre.
Renan Calheiros diz que não vai "engavetar" projeto de terceirização
- Diferentemente de qualquer outro 1º de maio, este se caracterizará por um ambiente de profundo combate às pautas conservadoras que emergem do Congresso Nacional, como o PL 4.330, e de qualquer outra forma de precarização dos direitos trabalhistas - diz o presidente da Central Única dos Trabalhadores (CUT-RS), Claudir Nespolo.
Com bandeiras como correção da tabela do Imposto de Renda (IR), redução da jornada de trabalho, valorização do salário mínimo, aumento para os aposentados e fim do fator previdenciário, além de mais investimentos em saúde e transporte e valorização do servidor público, a Força Sindical promoverá dois eventos em Porto Alegre. Pela manhã, às 9h, acontece a procissão de Nossa Senhora do Trabalho, que será seguida de uma missa campal. À tarde, a partir das 14h, na Praça México, estão previstos shows, atividades sociais e recreativas.
Por que empregados públicos protestam contra terceirização
Em Caxias do Sul, ato no pavilhão da Festa da Uva
O Dia do Trabalho também terá mobilização em Caxias do Sul. A partir das 13h30min, em evento promovido pela CTB-RS, os trabalhadores se concentrarão em frente ao Sindicato dos Metalúrgicos (Rua Bento Gonçalves, 1513), de onde seguirão para os pavilhões da Festa Uva. No local, será realizada uma celebração, seguida por shows das bandas Chimarruts e Flor da Serra, com entrada franca.
As centrais sindicais também planejam atos em âmbito nacional, especialmente em São Paulo. A partir das 9h, os trabalhadores convocados pela CTB se reunirão na Praça da República, no Largo do Arouche, na Estação da Luz e no Pátio do Colégio, de onde sairão em caminhada até o Vale do Anhangabaú. Neste local, a partir das 10h, acontece a concentração promovida pela CUT, que inclui atos ecumênico e político-cultural, seguido de uma programação de shows. Já a Força Sindical realiza, entre as 9h e as 15h, um ato com em defesa do crescimento econômico com garantia de direitos e empregos, na Praça Campo de Bagatelle, zona norte da capital paulista.
SERVIÇO
Os atos previstos na Capital
CTB
O que: apresentações de bandas de samba, blocos de rua e hip hop
Horário: 13h30
Local: Largo Zumbi dos Palmares. Às 15, o grupo seguirá em caminhada até a Usina do Gasômetro, onde será realizado uma ato conjunto com CUT, Nova Central e Coordenação dos Movimentos Sociais
CUT
O que: shows de Zamba Ben, Mariposas e o Bloco da Diversidade, Cia do Improviso, bateria da Imperados do Samba, dentre outros
Horário: 14h
Local: Usina do Gasômetro
Força Sindical
O que: procissão de Nossa Senhora do Trabalho
Horário: 9h
Local: saída do Lar São Luis Guanella (Rua Ary Tarragô, 1.281) em direção ao Santuário Nossa Senhora do Trabalho (Avenida Benno Mentz, 1.560), onde, às 10h, haverá a missa campal com bênção das carteiras de trabalho
O que: atividades ligadas a higiene bucal, orientação às mulheres sobre direitos, saúde e informações gerais, espaço jurídico, tenda dos aposentados, espaço do meio ambiente, barraca da Força, espaço da saúde, além de recreação com brinquedos infláveis e atividades esportivas com o Exército Brasileiro. Também estão previstos shows com as bandas Swing Nativo, Vibra Som, Malu Viana e A Flor do Gueto, Puro Atrevimento e a Escola de Samba Imperatriz Dona Leopoldina
Horário: 14h
Local: Praça Portugal