Apontado pelo governo de José Ivo Sartori como o fiador da atual crise financeira, o PT do ex-governador Tarso Genro vai reagir. Para marcar a passagem dos cem dias do governo do PMDB, os parlamentares petistas farão roteiros hoje nas bases eleitorais para apresentar a sua versão dos fatos. O deputado estadual Jeferson Fernandes levará o ex-secretário da Fazenda Odir Tonollier para roteiros por Cruz Alta, Santa Rosa e Santo Ângelo.
- Fica a dúvida sobre essa novela de uso dos depósitos judiciais, sobre essa história que eles dizem que o governo Tarso jogou recursos dos financiamentos no caixa único para pagar o funcionalismo. O Odir tem a explicação técnica - diz Jeferson, que classifica o governo como "sem iniciativa".
Projetos de Sartori seguem uma incógnita após 100 dias no Piratini
Confira os principais fatos do governo Sartori desde 1º de janeiro
Rosane de Oliveira: com a marca da paralisia
O PT elaborou material impresso com análise crítica do Piratini e, nas redes sociais, as ações serão acompanhadas pela hashtag #CemDiasSemProposta, em alusão ao suposto imobilismo da gestão de Sartori.
Na segunda quinzena de abril, deputados da sigla também sairão em caravana pelo Estado, batizada de "Diálogos para o Desenvolvimento", para defender o governo Tarso e contrapor os números apresentados pela equipe do peemedebista.
- O governo Tarso poderia ser questionado sob o ponto de vista de que endividou o Estado, mas nós levantamos recursos, tínhamos uma estratégia que era fortalecer as funções públicas e captar recursos seja onde estivessem - afirma Luiz Fernando Mainardi, líder da bancada do PT na Assembleia.
Para ele, o governo Sartori não envia projetos à Assembleia - os primeiros oito chegaram ao parlamento na quarta-feira passada, mas nenhum trata de questões centrais - porque "não sabe o que fazer e não tem programa".
Balanço de governo
Primeiros 100 dias de Sartori no Piratini têm apoio de empresários e críticas da gestão anterior
Parlamentares petistas farão roteiros nas bases eleitorais para contrapor déficit apresentado pela gestão do PMDB
GZH faz parte do The Trust Project