A evolução das obras do hospital regional
Uma audiência pública vai discutir o futuro do hospital regional, uma obra anunciada em 2003, começada em 2010, e que ainda não foi entregue oficialmente, apesar de o complexo de R$ 45 milhões estar praticamente concluído. Marcada para começar às 9h, na Câmara de Vereadores de Santa Maria, a reunião é promovida pela Comissão de Saúde e Meio Ambiente da Assembleia Legislativa, que tem como presidente o deputado estadual Valdeci Oliveira (PT).
A comissão não tem o poder de fazer inaugurar ou abrir o hospital, mas Valdeci sustenta que o objetivo da audiência é estabelecer um cronograma de início das atividades. Na prática, é mais uma articulação política para que o complexo hospitalar possa ser entregue à população de Santa Maria e região. Foram convidados prefeitos e secretários de saúde da região, lideranças locais ligadas à área, além do Estado.
No ano passado, durante a gestão Tarso Genro (PT), foi assinado um termo de cooperação com a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), que já administra o Hospital Universitário de Santa Maria (Husm), para que assumisse o regional. Porém, o secretário estadual de Saúde, João Gabbardo, em passagem por Santa Maria neste ano, afirmou que a gestão pode sofrer mudanças. Valdeci sustenta que a administração deva ficar com a Ebserh:
- Não podemos voltar à estaca zero. A nossa finalidade é saber a forma de gestão e definir um cronograma de início de funcionamento do hospital.
O também deputado estadual Jorge Pozzobom (PSDB) faz coro a Valdeci, mas deixa uma provocação:
- Em função da gravíssima situação financeira que o PT e o Tarso deixaram o Estado, não resta outra alternativa senão a Ebserh assumir. Mas estranho muito que o Valdeci venha propor um cronograma. O governo Yeda deixou a obra com 72% de conclusão. Ele e o Tarso não conseguiram finalizar os 28% restantes.
Referência, se abrir
O hospital regional irá atender toda a demanda da região, além de outros municípios do Estado, realizando serviços eletivos, cirurgias ortopédicas, neurológicas, reumatologia, além de atendimentos de reabilitação.